Evento ocorre entre os 3 e 8 de novembro no Cine Humberto Mauro e no Centro Universitário Una, em Belo Horizonte. Sessões de filmes, oficinas, palestra, debate, mostra competitiva e mostras paralelas fazem parte da programação.  Informações pelo telefone: 3235-7300 ou 3236-2364

 

Lumiar: 1º Festival Interamericano de Cinema Universitário será realizado pelo Instituto de Comunicação e Artes do Centro Universitário Una de Belo Horizonte. Ao longo dos sete dias de evento, haverá sessões no Cine Humberto Mauro, debate, palestra e oficinas. No cinema, acontecerá a Mostra Competitiva Interamericana, que abrangerá filmes realizados em cursos de Cinema e Audiovisual de diversas universidades das Américas do Sul, Central e do Norte além de sessões especiais. O festival tem por objetivo, além de oferecer um panorama da produção universitária em diferentes países das Américas, se consolidar com um espaço reflexão e troca de ideias sobre o ensinar, o pensar e o fazer cinematográficos.

 

O Festival está inserido em um contexto discente/docente, de uma disciplina de caráter interdisciplinar, na qual alunos de duas turmas de 5º período do curso de Cinema e Audiovisual da Una estão envolvidos no processo de produção e concepção do festival. Os alunos ficarão responsáveis pelo registro filmográfico e fotográfico do evento, pela produção de vinhetas e também produção e comissão de seleção.

 

Mostra Competitiva Interamericana abrange 13 universidades brasileiras e do exterior. São elas: Una (Cinema e Audiovisual), Belas Artes/UFMG (Cinema de Animação e Artes Digitais), Universidade Federal de Juiz de Fora (Cinema e Audiovisual), PUC-MG (Cinema e Audiovisual), USP (Audiovisual), Universidade Federal Fluminense (Cinema e Audiovisual), Universidade Federal de Pelotas (Cinema e Audiovisual), Universidade Federal do Espírito Santo (Audiovisual), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Cinema e Audiovisual), Universidad del Cine – Buenos Aires (Cinematografia), Escuela Internacional de Cine y Televisión – Cuba (Cinema e Televisão), Escuela Nacional de Cine – Colômbia (Cinema) e Escuela Nacional de Cine del Uruguay (Realização Cinematográfica).

 

O processo de comissão de seleção da Mostra Competitiva Interamericana foi dividido da seguinte maneira: 4 alunos do 5º período do curso de Cinema e Audiovisual da Una junto a 4 professores ficaram responsáveis pela escolha dos filmes da Una. A seleção dos filmes de fora foi feita pela professora Ursula Rösele. Foram avaliados filmes produzidos entre 2013 e 2014.

 

Na abertura do evento, no dia 3 de novembro, será exibido o longa Castanha, de Davi Pretto, ex-aluno da PUC-RS, recentemente exibido no Festival de Berlim. Sua estreia mundial aconteceu na Mostra Fórum durante 64ª Berlinale,Festival Internacional de Cinema de Berlim.

 

O festival conta com três sessões especiais denominadas Despertar dos Mestres, que compreende uma seleção feita pelo coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Una Rafael Ciccarini. O intuito dessas sessões é possibilitar o acesso aos primeiros trabalhos de grandes diretores que também passaram por uma universidade de cinema, como : Martin Scorsese, Brian De Palma, David Lynch, John Carpenter, George Lucas e Robert Zemeckis.

 

Três professores do curso de Cinema e Audiovisual da Una também selecionaram filmes de alunos que foram considerados representativos da instituição para comporem o Panorama Histórico Una – 9 anos.

 

As universidades de fora também indicaram filmes representativos de seus cursos para a Seleção Histórica Interamericana.

 

História Permanente do Cinema é uma sessão semanal que ocorre no Cine Humberto Mauro sempre com a presença de um profissional da crítica, docência ou realização cinematográfica para comentar a sessão após a exibição do filme. Na semana do festival Lumiar será exibido o longa Quem bate à minha porta (1967), do diretor Martin Scorsese. A sessão será comentada por um aluno da Una ligado à crítica.

 

A sessão “Depois de Formados” contempla ex-alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Una com obras realizadas após sua passagem pela instituição. As obras ganharam prêmios no Brasil e fora do Brasil e contam com a presença de alunos em diversas funções, dentre elas direção, assistência de direção e produção.

 

Ao todo serão exibidos 24 filmes na Mostra Competitiva, 14 filmes na sessão Despertar dos Mestres, 12 filmes na Seleção Histórica Interamericana, 9 filmes no Panorama Histórico Una – 9 anos, 5 filmes na sessão Depois de Formados, um longa-metragem em parceria com o História Permanente do Cinema, além da abertura e do encerramento, totalizando 67 filmes.

 

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro três profissionais da área irão ministrar oficinas no Instituto de Comunicação e Artes da Una no Campus Liberdade (R. da Bahia, 1764 – Centro, Belo Horizonte).

 

Lumiar também conta com uma palestra ministrada pelo assessor internacional da Ancine, Eduardo Valente, que traçará um panorama sobre a produção universitária no Brasil. Este debate ocorrerá no dia 07/11, às 19h, no Cine Humberto Mauro.

 

No dia 5 de novembro haverá um debate no Instituto de Comunicação e Artes (ICA) (Teatro do ICBEU) com a presença dos coordenadores dos cursos de cinema da Una, UFMG, PUC-MG e UFJF, que irão discutir os desafios do ensino de cinema.

 

Informações pelo telefone: 3235-7300  | 3236-2364