Foz do Iguaçu será palco de grandes discussões da medicina oncológica durante o 19º Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que será realizado de 29 de outubro a 1º de novembro, no centro de convenções do Rafain Hotel. Na programação estão reservados cursos, temas livres, palestras, painéis e sessões interativas, entre outras iniciativas, que prometem criar um intenso debate sobre os avanços diagnósticos e terapêuticos da oncologia entre os mais de 2 mil médicos especialistas esperados para o evento. Com o tema “Oncologia Sem Fronteiras”, o Congresso contará com mais de 250 palestrantes do Brasil e 15 do exterior.

Uma grande feira de produtos e equipamentos oncológicos também poderá ser visitada pelos especialistas. O evento será presidido pelo oncologia Evanius Wiermann, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). As inscrições podem ser feitas pelo site www.sboc2015.com.br.

O congresso será realizado no Rafain Convention Center, uma das maiores estruturas para eventos em hotelaria do país. São 18.015 m² de espaços modernos, multifuncionais e flexíveis, divididos em 3 complexos que se subdividem em até 25 ambientes e salas de apoio. Os espaços incluem conexão web e telefonia com fibra ótica, ar condicionado central, proteção acústica, estacionamento, entre outros. Serão utilizadas oito salas simultaneamente, com capacidade para 3.200 pessoas assentadas. O hotel dispõe de restaurante internacional, que será aberto também aos congressistas.

Serão um dia de pré-congresso e três de evento. A solenidade de abertura ocorrerá a partir das 19h, do dia 29, no Itaipu Binacional, e contará com a presença do presidente do congresso, autoridades e grandes nomes da oncologia. Haverá coquetel e uma atração musical.

O dia 29 de agosto está reservado para o curso SBOC-Asco (Imunoterapia e câncer), curso de oncogenética, fórum de pacientes, oncologia pediátrica, curso de cuidados paliativos, curso de enfermagem, pesquisa clínica e nutrição, entre outros.

No dia 30, terão início os simpósios. Destaque para o simpósio de câncer de pulmão, TGI superior, TGI inferior, melanoma, endócrino, sarcomas, tumores ginecológicos, onco genéticos e oncologia pediátrica.

No terceiro dia, os temas abordam câncer de mama, tumores urológicos, câncer de cabeça e pescoço, entre outros. Neste dia acontecem também o simpósio jovens oncologistas e o Fórum Latino Americano de Oncologia..

O fórum vai reunir representantes das principais lideranças das Sociedades de Oncologia da América Latina e terá como meta discutir estratégias para enfrentar o desafio do aumento na incidência de câncer na região, o que está previsto para os próximos anos. As atividades começam às 14h com uma conferência plenária do oncologista americano Paulo Goss, que precede o fórum. Participam do evento o presidente da SBOC, Evanius Wiermann, o presidente eleito da SBOC, Gustavo Fernandes, o oncologista Carlos Barrios e representantes de outras sociedades. A Carta de Foz do Iguaçu conterá as estratégias propostas, que serão discutidas na reunião de trabalho. O encerramento do fórum tem início às 18h com uma coletiva de imprensa.

No último dia, a pauta inclui os Hot Topics e cirurgia oncológica. A festa de encerramento, com show da banda Paralamas do Sucesso, será no Recanto Cataratas Resort & Convention, a partir das 20h30.

Uma novidade do congresso desse ano é o aplicativo do evento. Para baixar o app, basta acessar as lojas virtuais Google Play ou Apple Store. O aplicativo permite que o participante veja a programação completa, convidados que fizeram check-in, expositores, programação social, planta do evento, informações gerais, notas sobre o evento e uma função que avisa onde o carro do usuário está estacionado.