Um dos segmentos que mais se reinventou nos últimos anos foi o marketing online, com diferentes maneiras de impactar os usuários da rede, transformando-os em clientes.
As inovações vão desde anúncios publicitários em redes sociais até layouts de sites pensados sob medida para estimular os usuários a consumirem.
O empreendedor Dan Scalco, fundador da Digitalux, elencou as cinco principais tendências do marketing digital para 2016, no site da Inc. Confira a lista:
1. Mais sites se tornarão responsivos
A primeira tendência cada vez mais deixa de ser uma opção para tornar-se uma necessidade. A tecnologia muda constantemente o mundo do marketing, e em 2016, os novos sites já deverão ser desenvolvidos de maneira responsiva, ou seja, ajustando-se a qualquer tamanho de tela. Seja ela de um computador, de um tablet ou de um smartphone.
2. SEO continuará sua mudança para marketing de conteúdo
O SEO, sigla em inglês para Sistema de Otimização de Busca, não está morto. Ele apenas cresceu. O que antes era visto como uma prática obscura para direcionar os usuários até sua página está se transformando no que profissionais estão chamando de Marketing de Conteúdo. Ao invés de apenas colocar palavras-chave que remetam a buscas relacionadas ao seu produto ou serviço, os filtros cada vez mais rigorosos, exigindo que as empresas criem conteúdo útil aos usuários para ter relevância na hora da busca.
3. Os vídeos vão se tornar a principal plataforma de conteúdo
Assim como a internet evolui, a forma como consumimos conteúdo também. Através do sucesso do YouTube, em 2015, as plataformas de vídeo se consolidaram como uma das principais maneiras de transmitir conteúdo. Com vídeos, é possível alcançar uma taxa de conversão e engajamento dos usuários muito mais elevada do que de outras maneiras. Os estudos mostram que os visitantes ficam dois minutos a mais em uma página se ela tiver um vídeo.
4. Design e velocidade serão uma necessidade, não um luxo
Os sites que vão se destacar em 2016 não são apenas os que fornecem o melhor conteúdo, mas aqueles que o fazem da forma mais eficaz e eficiente possível. Isso significa que a maneira que seu site é projetado e a velocidade que ele carrega são fatores essenciais para transformar seu visitante em um cliente.
5. Conteúdo ficará mais interativo
O que transformou o Buzzfeed em um dos maiores sites da internet? Não foram as manchetes características ou as matérias em forma de listas. Foram seus quizzes. O Buzzfeed foi capaz de transformar a premissa de um quiz de personalidade em um fenômeno viral, por mexer com o ego das pessoas. No momento que alguém respondia a um quiz, o site o encorajava a compartilhar os resultados com os amigos em suas redes sociais, motivando todos a fazerem o mesmo.
Esse tipo de conteúdo interativo foi também um dos posts mais visitados do jornal New York Times, com um quiz sobre as variações linguísticas das diferentes regiões dos Estados Unidos. Esse formato faz sucesso pois engaja o usuário de uma maneira a proporcionar uma experiência única ao consumir aquele conteúdo. Em 2016, veremos mais conteúdo interativo no formato de vídeos (como os vídeos 360 graus), realidade virtual, e anúncios que criam um diálogo entre a empresa e seu público-alvo.
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