Mostra “#SemFiltro” pode ser visitada, gratuitamente, até o dia 7 de novembro, no piso Tupis, de segunda à domingo, no horário de funcionamento do Shopping.
Belo Horizonte, outubro de 2014 – O mês das crianças está sendo comemorado este ano no Shopping Cidade de forma cultural e envolvente. Em parceria com a organização de desenvolvimento social Child Fund Brasil – Fundo para Crianças, que há 48 anos atua no Brasil com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social abriu, no dia 17 de outubro, a exposição “#Sem Filtro”, resultado da coleção do projeto Olhares em Foco.
Com entrada franca, a mostra poderá ser vista até o dia 7 de novembro, no Mall central do piso Tupis do Shopping Cidade, no Centro de Belo Horizonte.
A exposição “#SemFiltro” apresenta uma coletânea com cerca de 27 fotografias clicadas com o olhar de adolescentes e jovens com idade entre 12 e 18 anos, de sete áreas da região metropolitana de Belo Horizonte. São imagens com iluminação e cores naturais, sem edição, sem o uso de filtros artificiais. E mais que isso, em sua concepção retrata o olhar que registra o que é simples, mas extremamente valioso. Além disso, o mall central contará com decoração que levará o visitante a refletir sobre a realidade das comunidades e um quiosque de Apadrinhamento do ChildFund Brasil.
A proposta do projeto Olhares em Foco é promover uma reflexão referente aos espaços de convivência e relações sociais destes jovens sob três aspectos: autobiografia, família e comunidade. Além de adquirirem conhecimentos sobre técnicas e recursos fotográficos, os jovens têm a oportunidade de mostrar, por meio da exposição, a expressão das experiências individuais e coletivas, ou seja, a fotografia se torna um instrumento que possibilita que os participantes se autorrepresentem, documentando suas opiniões e as ideias aos outros.
De acordo com a Gerente de Marketing do Shopping Cidade, Carolina Vaz, “é importante mostrar para todas as pessoas o olhar genuíno destas crianças. As fotos são envolventes e de uma beleza única. E poder apoiar o apadrinhamento, para que estas crianças ainda tenham mais oportunidades, é um honra para o nosso empreendimento”.
Para a Assessora de Programas Sociais do ChildFund Brasil, Karla Corrêa, poder expor o trabalho de adolescentes e jovens participantes de nossos projetos em um espaço cedido pelo Shopping Cidade é um privilégio. “O mall tem a localização ideal para o alcance de um público diversificado para conhecimento e visitação a exposição. Com isso, os participantes do projeto ocupam novos espaços e ampliam sua comunicação por meio da fotografia. O ChildFund Brasil reconhece adolescentes e jovens como sujeitos de direitos que têm seu potencial e podem atuar como atores principais em ações relativas ao bem comum em vários contextos. Assim, o “Olhares em Foco”, torna-se um forte aliado rumo ao protagonismo juvenil, à medida que dota os participantes de ferramentas visuais, competências sociais e voz fotográfica. Tais ferramentas oportunizam o desenvolvimento pessoal e a projeção de suas vozes a fim de serem ouvidas. É esse o objetivo do projeto Olhares em Foco”, finaliza.
Sobre o Child Fund Brasil
O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de elaboração e monitoramento de programas e projetos sociais mobilizam pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.
No Brasil, a organização já atua há 48 anos e atualmente está presente em 46 municípios e mais de 638 comunidades, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Amazonas. Atende mais de 99 mil crianças, adolescentes e jovens, em 65 organizações sociais parceiras, beneficiando diretamente aproximadamente 157 mil pessoas entre crianças, adolescentes e suas famílias. Em 2013 foram investidos mais de R$ 23 milhões em programas sociais e atualmente a organização conta com cerca de 3.000 voluntários. Mais informações pelo site www.childfundbrasil.org.br.
Deixar um comentário