Quando a crise aparece no cenário econômico do país, muitas empresas logo se apavoram e realizam cortes, tanto na folha, quanto de investimentos. Essa é uma atitude mais frequente do que se imagina. Os empresários afirmam ser um ano ruim, de cautela e retração. No entanto, enxergo esses momentos como grandes oportunidades para um melhor direcionamento diante do mercado. A ideia é se diferenciar.Aqueles que se desesperam, certamente, não prosperarão e se estagnarão, esperando a maré baixa passar. E isso, abre o mercado para aqueles empresários que resolvem “ignorar” um pouco a crise.

 

Se levarmos em consideração que a expectativa de queda do Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) é de 1% em 2015, depois de um aumento de 0,1% em 2014, podemos tirar algumas conclusões. Para que focar nesse 1%? Onde estão os outros 99% do dinheiro? É pra lá que eu vou. O empresário não deve se apegar à retração, uma vez que existe um universo de possibilidades. Trabalhe mais, foque mais e invista. Essa é a receita para superar um mau momento financeiro do país.

 

A pior estratégia para superar a crise é aguardar, passivamente, que ela passe por si só. Porque ela simplesmente não passa, ela precisa ser enfrentada. A questão central, que afeta o discernimento dos empresários, é enxergar o marketing como custo e não como investimento. Se isso é praxe na empresa, ela não deveria gastar com marketing em nenhum momento, mesmo em tempos prósperos, pois custos desnecessários não podem fazer parte do universo de empresas de sucesso. Por isso que em tempo de recessão econômica as grandes empresas fazem cortes em diversos setores para ampliar o investimento em comunicação: é preciso atrair mais receita para evitar descapitalização. O valor do seu investimento em marketing precisa estar dentro do seu preço. O seu produto precisa ter seu valor calculado, obrigatoriamente, com o custo de divulgação: ninguém irá comprá-lo se não souber que ele existe ou como encontrá-lo.

 

No mercado da comunicação, por exemplo, pude perceber essa consciência na maioria dos meus clientes. Quantas vezes ouvi a frase: “estamos em crise. É hora de nos comunicarmos melhor com nossos clientes”. Isso é muito importante. O tempo não para, as pessoas não param a vida e a empresa não pode parar. É preciso enxergar as oportunidades nos momentos adversos. Para os empresários que possuem essa habilidade, a má fase pode se transformar logo em “galinha dos ovos de ouro”.

 

*Eduardo Valadares, empresário e diretor comercial da Assessoriaelo.com.

 

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