O chef Edson Puiati assume a coordenação do novo curso de gastronomia do Centro Universitário Una. Dentre os mais talentosos chefs de Minas, Puiati assume o desafio de formar profissionais para atuar nos setores de alimentação e gastronomia  e  na gestão de empresas do segmento.    

Em alta no país, a gastronomia é uma área que tem  mercado e vem demandado cada vez mais profissionais qualificados. O aquecimento se deve ao glamour dos  famosos chefs de cozinha, à instalação de hotéis e resorts de luxo Brasil afora. A procura por profissionais capazes de assumir funções técnicas e de chefia, de planejar cardápios e gerenciar o setor de compras, de produção e treinamento se transformou em uma oportunidade de negócio bem-remunerada para profissionais da área de alimentação.

0105 021013

Do preparo do alimento ao gerenciamento do setor de alimentação, o profissional com curso superior de gastronomia entra no mercado muitas potencialidades. O profissional sai habilitado para elaborar e preparar cardápios sofisticados, administrar o funcionamento de um restaurante e até prestar assessoria e consultoria ao segmento gastronômico.  Para formar profissionais qualificados e preparados para atuar no segmento  gastronômico, o Centro Universitário Una lança o curso superior de Tecnologia em Gastronomia. A modalidade vai ser oferecida no vestibular Una 2014/1, programado para o dia 19 de outubro. (www.una.br/vestibular)

O curso será coordenado por um dos mais talentosos chefs de cozinha de Minas Gerais, Edson Puiati. Durante 27 anos, Puiati exerceu a função de chef no Hotel Senac Grogotó, em sua cidade natal, Barbacena (MG). Depois disso, Puiati esteve à frente da gestão geral de gastronomia do Senac em todo o estado.

O Centro Universitário Una vai oferecer o curso de manhã e à noite no  Campus Guajajaras, rua Guajajaras, 175, Centro. O curso tem carga horária de 1600 horas-aula e um corpo docente formado por professores  altamente capacitados, com reconhecimento nacional, como o chef Puiati, com formação em faculdades do Brasil e do exterior.

As aulas práticas serão ministradas em laboratórios específicos da área gastronômica e de nutrição com equipamentos que visam atender às necessidades práticas, condição essencial para a formação.

O curso de Tecnólogo em Gastronomia vai trabalhar com matriz curricular modular, dinâmica e flexível. As capacitações disponíveis abordam conteúdos históricos e contemporâneos, complementando conhecimentos necessários ao desempenho dos profissionais do setor. Todos os módulos oferecem disciplinas que exploram temas emergentes para o setor de gastronomia e a interdisciplinaridade  com conteúdos do curso de Nutrição da Una, referência no mercado. A matriz modular e a interdisciplinaridade são atributos essenciais para atender à demanda por alimentação saudável com manutenção das características gastronômicas essenciais.

Segundo  o coordenador do curso, Edson Puiati, o Tecnólogo em Gastronomia vai estar habilitado para atuar em empreendimentos de prestação de serviços de alimentação, como restaurantes industriais, comerciais, institucionais, food service, hotéis, pousadas, catering de transportes em geral, complexos de lazer e recreação, escolas, off-shore, fast-food, buffets e hospitais. “Há também um leque de oportunidades na área de consultoria no setor gastronômico, personal chef, dentre outras possibilidades”.

Edson Puiati  iniciou sua carreira em 1985, quando estava com 17 anos de idade. Ele cursou um ano e meio a qualificação profissional de Cozinheiro nas dependências do  Primeiro Hotel-Escola da América Latina: o Hotel Grogotó. “Na época, somente os estrangeiros tinham a credencial de ‘Chef’. E eu acabei vislumbrando possibilidades promissoras na carreira profissional”, diz. Formado em Administração de Empresas, Puiati deu continuidade ao processo de crescimento profissional ministrando vários cursos na área de gastronomia, inclusive pelo CIA – The Culinary Institute of America. Além disso, ele comandou várias salas de aula. Puiati fez especializações em Gestão Educacional, em 2008, e em Gestão da Segurança Alimentar em 2011, ambas pelo Senac/MG.