Inúmeros são os erros cometidos por diversas empresas ao gerenciar uma crise de imagem.

O primeiro erro  é não ter em sua empresa um serviço de assessoria de imprensa atuante. Uma boa assessoria de imprensa  é capaz de melhorar a imagem da sua empresa na mídia e redes sociais e  em caso de gestão de crise, cuidar para que a dimensão do problema não arranhe a reputação do seu negócio.

Com a velocidade da informação, graças à internet, fica quase impossível evitar que um fato não atinja um número grande de pessoas.

Portando, preparados 5 dicas básicas  que podem ajudar a sua empresa em momentos de gerenciar uma crise.

1-    Tenha uma boa assessoria de imprensa

Agências especializadas em assessoria de imprensa possuem experiência e equipe preparada e capacitada para lidar com diversas situações durante uma crise de imagem.

2-    Tenha agilidade

Os veículos de comunicação exigem respostas rápidas. O jornalista funciona quase em  tempo real.  Crise não deve ser administrada com burocracia. Crise exige rapidez.

3-Respostas devem sem bem elaboradas

É preciso definir os canais a se comunicar. Se a crise foi instalada no Facebook, por exemplo, é preciso conversar com este canal, dando o posicionamento oficial da empresa.

4-Seja transparente

    Se a empresa errou o melhor a se fazer é assumir o erro. Ser arrogante fará com que o problema se torne maior ainda na imprensa.

5-Manual de crise

Tenha um manual de gerenciamento de crise já elaborado , preventivamente, com condutas a serem seguidas pelos funcionários.

Enfim, empresas podem superar crises com um bom gerenciamento, mas para isso é preciso ter uma equipe de  profissionais da comunicação preparados para lidar com jornalistas de veículos de maneira adequada, evitando problemas maiores de desgaste de imagem.