Não é segredo para ninguém que uma crise pode ocorrer de diversas formas: fatalidade, erro humano, má administração, fofoca, acidentes involuntários e, ou outros interesses.
Instalada a crise, a mídia e as redes sociais, antes amada pelas empresas, passam a ser temidas e as atrapalhadas na hora da administração da crise se tornam motivo de estudo para pesquisadores e especialistas em comunicação e gerenciamento de crise de imagem do mundo inteiro, tamanho os erros.
Dados do Institute for Crisis Management, dos Estados Unidos, revelam “ as crises que passam pela mídia em todo o mundo, nos últimos dez anos, mostra que cerca de 80% ocorrem por erros de gestão ou envolvimento de empregados. Somente 20% teriam origem em outras causas”.
Para manter a reputação da sua empresa evite:
1- Não deixar o jornalista sem retorno. Ele, certamente, publicará a matéria alegando que procurou a empresa e não teve respostas.
2- Omitir dados em uma crise já instalada
3- Sugerir fontes não preparadas para ser o porta-voz da empresa.
4- Ignorar uma pauta
5- Esconder informação
6- Partir para a retaliação
7- Fazer apurações apressadas
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