Não é segredo para ninguém que uma crise pode ocorrer de diversas formas:  fatalidade, erro humano, má administração, fofoca, acidentes involuntários e, ou outros interesses.

Instalada  a crise, a mídia e as redes sociais, antes amada pelas empresas,  passam a ser temidas e  as atrapalhadas na hora da administração da crise se tornam  motivo de estudo para pesquisadores e especialistas em comunicação e gerenciamento de crise de imagem do mundo inteiro, tamanho os erros.

Dados do Institute for Crisis Management, dos Estados Unidos, revelam “ as crises que passam pela mídia em todo o mundo, nos últimos dez anos, mostra que cerca de 80% ocorrem por erros de gestão ou envolvimento de empregados.  Somente 20% teriam origem em outras causas”.

Para manter a reputação da sua empresa evite:

1-    Não deixar o jornalista sem retorno. Ele, certamente, publicará a matéria alegando que procurou a empresa e não teve respostas.

2-    Omitir dados em uma crise já instalada

3-    Sugerir fontes não preparadas para ser o porta-voz da empresa.

4-    Ignorar uma pauta

5-    Esconder informação

6-    Partir para a retaliação

7-    Fazer apurações apressadas