Conhecida como a “rede social profissional”, o LinkedIn é indicado como a plataforma certa para quem precisa interagir com empresas e profissionais da área, tanto para saber sobre vagas quanto para estudar sobre a história e até os processos relacionados ao funcionamento de determinada empresa.

Os conteúdos compartilhados na plataforma têm característica puramente profissional;  nada de dicas de entretenimento, fotos pessoais ou coisas do tipo. Você costuma ver artigos sobre determinado mercado, experiências relatadas pelos usuários sobre algum projeto de sucesso ou até mesmo sobre aquele que não alcançou o objetivo, mas serviu como aprendizado.  É corriqueiro ver algo que lhe interessa como profissional, além de vagas e descrições sobre algumas funções que estão começando a tomar forma no mercado.

É importante ficar atento a algumas dicas interessantes para o uso do LinkedIn. Lembre-se de colocar em seu perfil todas as suas experiências e descrever as tarefas de cada uma delas; usar uma foto de perfil espontânea, mas que seja adequada para um ambiente profissional; e, principalmente, interagir de modo inteligente com a empresa na qual você almeja uma vaga – seguindo, curtindo posts relevantes à sua área de atuação, dando sua opinião de modo conciso e objetivo, pois é assim que você pode chamar a atenção, o que é de extrema importância. Abuse de cursos extracurriculares e descreva-os em seu perfil. Peça recomendação de suas habilidades aos seus últimos empregadores e colegas de trabalho.

Com todas essas dicas, agora é só se jogar nessa rede social que tem tanto a acrescentar para sua carreira profissional.