O termo “novo normal” tem sido usado com frequência pelos veículos de comunicação, em decorrência dos impactos sociais, econômicos e, principalmente, sanitários do coronavírus na atualidade.

De fato, nada mais vai ser como antes. Mas será que as pessoas realmente estão entendendo o que se quer dizer com essa expressão? Nesse e em outros casos similares, a ressignificação de valores precisa ir além da vontade de ganhar likes nas redes sociais. Até porque a utilização incorreta dessas palavras-chave do momento pode se tornar um grande tiro no pé para você e sua empresa.

Um grande exemplo disso foi a revista Vogue, uma das mais reconhecidas do segmento da moda, que publicou a capa com a übermodel Gisele Bundchen e deu destaque para o termo “novo normal”. Na foto, Gisele, que é sinônimo de beleza e sucesso, veste roupas de marca, como a caríssima Chloé. Então pergunto: o que de novo tem nisso? E mais: o que essa mensagem transmitida pela revista tem a ver com o momento que a população está passando?? Ficou para o leitor que a Vogue não entendeu nada.

Não adianta querer estar “in” se você não se aprofunda nos assuntos abordados. Isso não é uma questão de Marketing e sim de consciência social, lembre-se sempre disso. E vale reforçar que vivemos em um país enorme com realidades muito distintas, então, o que parece justo pra você e para a sua realidade pode ser injusto para o outro. A Comunicação da sua marca deve priorizar o público – alvo mas não pode ferir quem não está nesse grupo. Se posicione mas não imponha.

Então, compreendemos que Novo Normal é um conceito muito amplo, já que cada pessoa do mundo vai dar um significado diferente para a palavra normal. O que sabemos é que o futuro reserva significativas mudanças de comportamento, de consumo, de posicionamento. Resta saber quem vai saber tirar proveito disso e quem vai dar murro em ponta de faca.