Com o verão a todo vapor, nem sempre as pessoas protegem os olhos da melhor maneira. Sem os devidos cuidados, há riscos de queimaduras solares não só na pele, mas também nos olhos, o que pode desencadear problemas como catarata, degeneração da retina e da mácula, e, em situações mais sérias, até à perda da visão. Segundo o oftalmologista do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, Dr. Rubens Costa Vilela, os banhos no mar ou piscina – com contato com os produtos químicos, como o cloro – “são fatores que irritam os olhos e predispõem a conjuntivites ou inflamações oculares”, explica.

Veja abaixo algumas dicas práticas para proteger os olhos:

0008056671R-1280x19201. A proteção contra os raios UV não é só importante na praia ou na piscina. Queimaduras nos olhos podem surgir após atividades ao ar livre, como empinar pipas ou jogar bola. A recomendação é usar óculos com lentes com fator de proteção para a radiação ultravioleta: óculos de sol ou óculos de grau com lentes com fator de proteção 100% para raios UVA e UVB.

2. Para pessoas que já usam óculos com grau, a dica são as lentes fotossensíveis. Elas escurecem a partir do contato com os raios UV, o que proporciona maior conforto, e oferecem 100% de proteção UVA e UVB;

3. O uso com óculos escuros não dispensa chapéus ou bonés. Eles também protegem o rosto e os olhos da radiação ultravioleta;

4. Os cuidados com os olhos não devem se restringir durante a exposição intensa ao sol – no caso, no verão. Os raios UV estão presentes ao longo do ano com maior ou menor intensidade. O oftalmologista diz que optar por armações com lentes fotossensíveis pode ser uma opção para dias em que o sol está entre nuvens. Isso porque as radiações conseguem ultrapassar as barreiras e chegam aos olhos da mesma forma;

5. Uma alimentação saudável, com bastante vitamina A e C, também auxilia na saúde dos olhos. Incluir cenouras, ovos e verduras verdes nas refeições deve fazer parte da rotina no verão. Além disso, mantenha boa hidratação, ingerindo bastante água.

6. Na hora de aplicar o protetor ter cuidado na área ao redor dos olhos, porque estes produtos podem causar irritação química.

 

Sobre o Centro Oftalmológico de Minas Gerais (COMG)

Referência em oftalmologia na capital mineira, o COMG conta com um corpo clínico de mais de 130 profissionais.  Os serviços incluem cirurgias programadas, transplantes de córnea e consultas de urgência diariamente e durante 24 horas. Utilizando equipamentos de última geração na realização dos tratamentos. O hospital atende a mais de 60 convênios, incluído o Sistema Único de Saúde (SUS).

Horário especial para exames oftalmológicos

O Centro Oftalmológico de Minas Gerais oferece a seus pacientes o serviço de horários especiais, para exames e consultas. De segunda à sexta-feira, a unidade Santo Agostinho funciona até às 22 horas, visando atender aquele paciente que trabalha horário comercial e tem dificuldade de conciliar a sua agenda de trabalho com uma ida ao oftalmologista.

A marcação de consultas e procedimentos pode ser feita de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h30 às 11h30. Para marcar, basta ligar para (31) 3232-4100.

Mais informações: www.comgbh.com.br