A maioria das empresas contrata os serviços de uma agência de Assessoria de Imprensa para divulgar seus diferenciais, feitos e ações positivas nos veículos de Comunicação. O que ninguém imagina – ou deseja – é precisar desse trabalho ao passar por uma crise de imagem que está sendo repercutida pela imprensa do país inteiro.

Como saber se preciso de Assessoria de Imprensa diante da crise que estou vivendo?

Como empresário (a), já estou estressado, ansioso, inseguro. Preciso mesmo contratar um assessor e ter mais esse gasto?

Como saber se a agência que estou contratando é a ideal para me ajudar?

Essas e várias outras questões que pairam na cabeça de um corpo diretor durante uma crise, esperamos responder nesse texto.

No jornalismo, chamamos de “Crise de Imagem” situações polêmicas que empresas e pessoas físicas são envolvidas de forma negativa. E, por conta disso, veículos de comunicação passam a entrar em contato insistentemente, querendo entrevistas do diretor ou até mesmo exigindo posicionamentos com prazos curtíssimos: os chamados deadlines (na tradução livre do português, hora da morte). É justamente nesse furacão de acontecimentos, sentimentos e pressão, que se pode dar um grande tiro no pé, caso não conte com a orientação de um profissional qualificado nesse tipo de situação.

Não atender ao deadline dos veículos, expor sua marca mais do que se deve, mandar um esclarecimento sem a estratégia mais acertada acontece com mais frequência que se imagina. Inclusive, na maioria das vezes, o empresário age sem saber que está errando.

Por isso, sim. Você deve investir em uma Assessoria de Imprensa com know how em crises. O profissional especializado que te der suporte deve ter experiência, transmitir a calma necessária, focar em soluções, convocar um comitê juntamente ao departamento jurídico (normalmente se faz necessário) e ser um alicerce para o cliente.

É importante reforçar que o assessor não tem uma varinha de condão capaz de impedir que os jornalistas veiculem matérias negativas. Mas ele pode diminuir o impacto dessas reportagens em sua marca, por meio de estratégias específicas e que respeitam totalmente a premissa da liberdade de expressão.

A Presoti Comunicação é uma agência especializada também em crises de imagens. Nossa equipe passa por constantes treinamentos para lidar com a pressão da imprensa, compreender o ponto de vista de nossos clientes e equilibrar ao máximo a situação.

Entre em contato conosco e entenda melhor sobre nossos diferenciais!