Já falamos bastante sobre a Cultura do Cancelamento por aqui, não é mesmo? Ainda explorando esse gancho, vamos pegar carona no sucesso do Big Brother Brasil (BBB), reality show da Rede Globo, para abordar algumas questões importantes dentro da comunicação.Desde o ano passado, o BBB adotou um modelo híbrido de elenco: metade composta por pessoas anônimas e metade por famosos (ou subcelebridades, como muitos preferem reforçar). Pois bem, dado ao sucesso dessa nova dinâmica, na qual, por exemplo, Manu Gavassi, que já estava um pouco esquecida pela mídia, saiu do programa com 15 milhões de seguidores no Instagram e uma série de publis, muitos artistas se animaram a testar a experiência do BBB21.
E foi assim que essa edição recebeu artistas mais famosos, como é o caso de Projota e Karol Concá. Ambos já tinham conquistado contratos milionários, fãs e possuíam uma imagem bem consolidada na mente do grande público. O primeiro, inclusive, veio do rap, é próximo de Mano Brown (que é uma das maiores referências brasileiras do estilo) e estourou nas paradas com músicas que falam sobre empatia, amor e a possibilidade de conquistar o mundo, mesmo sendo alguém que vem de uma origem simples.
Então, precisamos lembrar que, mais do que participantes de um programa de TV, os dois são marcas. Em suma: Projota é uma empresa que gera empregos, que tem a cobrança de patrocinadores, e assim por diante.
O início da crise
No BBB21, a conduta de Karol e de Projota foi por água abaixo com o público. O grupo deles contava com outros participantes também cancelados pela Internet, mas destacaremos os dois, para que fique clara a diferença na gestão ao reverter suas crises.
Um dos maiores divisores de água para a revolta do público com Karol e Projota foi Lucas Penteado. Também do time de artistas, o ator era infinitamente menos famoso e fez questão de dizer no primeiro dia de programa: “As músicas de Projota me salvaram da depressão”. Lucas é negro e periférico. Ou seja, as canções escritas por Projota e que fizeram ele chegar ao topo das paradas são exatamente sobre meninos como Lucas.
Nas primeiras semanas, Penteado cometeu um erro de conduta no programa e se arrependeu logo em seguida. Mesmo disposto a ouvir e reconhecendo o tropeço, foi alvo de cenas de exclusão, humilhação, até que pediu para sair do reality. E a grande questão para os telespectadores, que até então também ouviam as letras de Projota para se salvarem da depressão, foi: até onde essas músicas são de verdade?
Karol foi eliminada com rejeição recorde de todos os Big Brothers do mundo. Perdeu mais de R$5 milhões em contratos e seguidores no Instagram. Sabendo da gravidade da situação, é visível – porém, não podemos afirmar – que a Rede Globo deu maior amparo a ela que aos demais que saíram, inclusive com rejeição similar.
A Gestão de Crise e o Media Training
Costumamos dizer que a reputação demora muito para ser construída, mas pode ser destruída em apenas um dia. Entretanto, graças a um trabalho especializado e sério, ela pode ser sim restabelecida. Óbvio que nada é de um dia para o outro, ainda mais se tratando de crises do tamanho das de Projota e Karol.
Ela, que já está de fora da casa, se vê visivelmente assessorada. Entrevistas com discurso ameno, usando roupas em tons de rosa claro para tirar a imagem agressiva, falas com foco sempre no futuro e enfatizando que reconheceu seus erros e merece uma segunda chance. Vale lembrar que, em uma semana, Karol recuperou os seguidores que havia perdido no BBB.
Os outros participantes que também foram rejeitados mas não têm o peso da fama de Karol não tiveram o mesmo tratamento dado à cantora pela Globo. Por que será? Voltamos a dizer: os artistas de peso representam empresas e, como tal, possuem equipes preocupadas com seus futuros, lucratividade e imagem. Desta forma, acreditamos que deva ter acontecido algum tipo de acordo com a Rede Globo para dar mais espaço para a “nova Karol Concá”.Novamente, lembramos que não podemos afirmar nada.
O ponto que queremos chegar é que a comunicação é fundamental para a construção de uma imagem, seja positiva ou negativamente. E quando se trata de negócios, isso é ainda mais significativo. Por isso, é importante sim se preocupar com a forma com que sua marca se posiciona na imprensa e redes sociais. Isso é um braço extremamente importante para seu sucesso, reputação e, consequentemente, lucros.
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