Os feedbacks são uma prática até comum nas grandes e pequenas empresas, mas, com o passar dos anos e com as novas tecnologias, ficou ainda mais fácil desenvolver formas de potencializar sua eficácia.

Afinal, o que é um feedback? Qual a sua importância? Para que serve?

Trata-se de um método de pesquisa usado já há algum tempo para fortalecer o relacionamento entre empresas, colaboradores e clientes, seja de forma escrita, verbal ou digital. Seu principal objetivo é melhorar o desempenho de toda a equipe, que se sentirá valorizada e reconhecida por seus superiores.

Uma vez que os funcionários tiverem voz, eles sentirão mais liberdade em dar sugestões de mudanças, parabenizar algum método já aplicado que vem dando certo, etc., o que vai gerar trocas de ideias e estratégias junto ao gestor. Isso facilita detectar, também, qualquer tipo de problema de maneira mais rápida, definir pontos fortes a serem desenvolvidos e pontos fracos a serem melhorados. Afinal, todos estão focados no mesmo objetivo.

Já falamos algumas vezes, mas nunca é demais reforçar. Da mesma forma que a tecnologia chegou trazendo grandes facilidades em nossa forma de viver, ela também tornou a rotina mais dinâmica, desgastante e com maiores possibilidades para falhas de comunicação. Então, em suma, podemos dizer que pode não ser difícil, em meio ao caos dos prazos e cobranças, o gestor mandar uma mensagem escrita ao funcionário e este, por sua vez, fazer uma interpretação negativa, completamente diferente do intuito inicial.

Por isso, tirar um tempo para uma conversa pessoal, transparente e cara a cara é tão crucial. Da mesma forma que a equipe necessita se certificar do valor do seu trabalho, é crucial para o gestor ouvir, esclarecer pontos e manter o controle da situação. Afinal, um ruído pode prejudicar – e muito – os resultados.

Antigamente, os feedbacks eram mais unilaterais, ou seja, o gestor ou o departamento de Recursos Humanos falava e o funcionário ouvia. Hoje, esse processo deve funcionar como um bate-papo onde todas as partes envolvidas estejam dispostas a se ouvir e a falar seu ponto de vista.

Lembre-se que seu funcionário é o primeiro que leva a alma da empresa para o mercado. Seja na forma de atender os clientes ou de falar sobre seu dia-a-dia para familiares e amigos. Então, não esqueça de implantar um feedback realmente eficaz, com certa frequência e que aproxime você de sua equipe.

2021-04-15T16:31:03-03:00

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