Ao contrário do que muitos pensam, a vida nem sempre é um mar de rosas para as marcas multimilionárias. Isso porque não adianta ter bilhões de dólares, equipes enormes em todos os setores possíveis se os responsáveis dão um deslize por não conseguir “pensar fora da caixa”. Aliás, eis o principal desafio da Comunicação atual: ter um planejamento não linear.

Para ilustrar o que estamos falando, um caso recente acabou viralizando: Cristiano Ronaldo, um dos maiores atletas do mundo, ao dar coletiva de imprensa enquanto jogava a Eurocopa pelo seu país Portugal, retirou duas garrafas de Coca-Cola que estavam ao seu lado na bancada e fez questão de exaltar que só bebia água mineral. A marca, também uma das mais relevantes do planeta, era uma das principais patrocinadoras do evento e, certamente, desembolsou uma alta quantia para garantir o devido destaque no torneio.

Bom, vamos por partes. No ranking de pessoas mais influentes do mundo, o nome de Ronaldo é, hoje, o primeiro. Ou seja, além de seus 310 milhões de seguidores no Instagram, ninguém tem maior engajamento que ele. Fora a carreira consolidada com prêmios, títulos, troféus e afins. Resumindo a história: em termos de Marketing ousamos aqui dizer que R7 pode ser considerado maior que a própria Eurocopa. E, com todas essas conquistas homéricas, a essa altura do campeonato, será que o jogador realmente passaria por cima de um valor pessoal em prol de uma ação publicitária?

Quem acompanha Cristiano Ronaldo desde o início de sua carreira sabe como ele preza por um estilo de vida saudável, com muitos exercícios físicos, além de uma alimentação natural e balanceada. Então, as chances de uma cena dessas acontecer ao ter sua imagem ligada a um refrigerante industrializado seriam enormes.

É perfeitamente compreensível a marca querer “pegar uma carona” ao lado do maior influencer de todos os tempos. Mas, nesses casos, alguns fatores precisam ser levados em consideração pelos profissionais de Comunicação. Vale a pena correr esse risco? Claro que é o sonho de qualquer empresa ter sua imagem associada aos grandes nomes do Esporte, Arte, Moda e afins. Afinal, engajamento está diretamente ligado ao consumo. Mas a verdade é que precisamos trabalhar com valores, coerência e os pés bem fincados ao chão.
Se o atleta já se mostra bastante radical em suas escolhas pessoais e o patrocínio em questão era do evento (ou seja, a Coca não pagou ou negociou diretamente com a equipe de Ronaldo), era melhor não contar com a sorte e optar por não colocar as garrafas na bancada.
Esse olhar minucioso, cada vez mais, precisa existir.

O Marketing bem feito é aquele que tem coerência. O aparecer por aparecer pode fazer sua empresa desembolsar valores surreais e ainda receber um belo tiro no pé.

A Presoti Comunicação tem, dentre seus vários diferenciais, um olhar humanizado e estratégico para sempre trazer as melhores soluções para a sua marca. Acreditamos que um bom resultado só chega por meio de um atendimento próximo, muito diálogo, estudo profundo do case e trabalho personalizado. Entre em contato conosco e conheça melhor nossa gama de serviços!

2021-07-07T19:13:56-03:00

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