O aplicativo OR Estatística encontra-se disponível para download gratuito, a partir de hoje (25/02), no Google Play e APP Store. Trabalho é fruto de 8 meses de estudo.
A Estatística lidera a lista das matérias universitárias que mais reprova alunos no país. Incomodado com o sofrimento daqueles que precisam aprender a disciplina, o professor Rui Otoniel Rodrigues, da Unatec – Instituto Tecnológico do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte (MG) acaba de lançar, pioneiramente, no Brasil o primeiro game Estatístico aplicado ao ensino superior.
Ao todo foram investidos recursos próprios da ordem de R$100 mil. O projeto envolveu profissionais de engenharia de software, programação, web design, jornalismo, roteirista e ilustrador. A iniciativa é resultado de 8 meses de estudo.
De forma divertida, didática, lúdica e trazendo uma linguagem acessível e baseada nos conceitos da gamificação (método lúdico de ensinar e aprender), professor Rui pretende com o game mudar a realidade do ensino da Estatística.
Segundo o professor, o game OR Estatística traz os conceitos e os princípios do raciocínio estatístico sem precisar fazer cálculos. “O game tem como propósito ser uma ferramenta de estudo extraclasse, onde o estudante poderá aprender conceitos estatísticos como Desvio Padrão, capacidade de processos limites de controle entre outros sem sofrimento”.
Jovens acima de 12 anos também são bem-vindos ao universo do game OR Estatística. “O jogo apresenta diferentes níveis de interpretação trazendo conceitos básicos para quem ainda não teve contato com a matéria”.
Para professores universitários, a novidade são os arquivos didáticos e tutoriais disponíveis no site: www.professorOR.com, que traz informações sobre à prática da gamificação, orientando-os a ensinar Estatística de modo lúdico.
O jogo está disponível, a partir de hoje (25/02), para download gratuito nas lojas Apple Store e Google Play. OR Estatística é compatível com Iphone, Ipad e Ipod.
Mais informações pelo e-mail: rui.pimenta@prof.una.br
Deixar um comentário