O metaverso, utopia futurista que busca unir os mundos real e virtual, parecia ser possível somente em filmes de ficção científica ou quadrinhos. Mas hoje é o termo do momento e a grande aposta das grandes empresas, atraindo inúmeros investidores.

Na prática, o metaverso é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas. Ou seja, bem próximo do que assistimos em Matrix, as pessoas podem criar interações em várias dimensões.

Nesse universo, que ainda não é real em sua totalidade, seria possível interagir com outros indivíduos, trabalhar, estudar e ter uma vida social por meio de seus avatares (bonecos virtuais customizados) 3D. Ou seja, o objetivo é que os seres humanos não sejam apenas observadores do virtual, mas façam parte dele.

A verdade é que, se pensarmos bem, já estamos caminhando para esse cenário há algum tempo, à medida que a interatividade pelas plataformas digitais se torna cada vez mais ampla e utilizada. Hoje nos comunicamos muito mais pelo celular ou computador do que pessoalmente, certo? Quantas vezes já viu uma mesa de bar repleta de amigos e familiares com todos mexendo no celular?

Como consequência de toda grande inovação, há dois lados a serem analisados: um, que é o de trazer facilitadores de novas possibilidades de interação e comunicação; e o outro é o risco da exposição excessiva. Por isso, talvez, sempre falamos da importância de se ter direcionamento e foco, independente de qualquer estratégia ou ferramenta que for adotar.

Você pode fazer altos investimentos para estar na moda e dar um tiro no próprio pé. Qualquer passo requer orientação, debate, avaliação, calma e a consciência cada vez maior que a forma de se comunicar e de propagar informações mudou. E muito! Por isso, procure uma equipe qualificada para lhe orientar e fazer com que suas ideias sejam ouvidas, absorvidas e transformadas em grandes estratégias, com foco em resultados.

Procure a Presoti Comunicação para uma conversa! Será um prazer.

2022-02-18T09:07:48-03:00

Deixar um comentário