Com base em nossa experiência, coletamos cases que endossam essa conclusão. Várias situações que vivemos – ou acompanhamos – no dia a dia poderiam ser facilmente resolvidas se as pessoas, simplesmente, tivessem conversado. Isso mesmo que você leu. Parece super simples mas não é.
O que será que está levando grande parte dos profissionais para esse lugar, uma vez que passam horas e horas nas redes sociais e Internet?
Como tudo está mais imediato e online, a maioria têm preferido resolver suas demandas por lá. Uma mensagem de Whatsapp, um breve e-mail ou até um áudio, este último quando se vê a necessidade de se explicar melhor. Pois bem, infelizmente nem sempre esses métodos são suficientes. Essas ferramentas, apesar de serem super práticas, podem gerar ruídos. Exemplo: se eu não estiver em um bom dia, posso ler uma mensagem com uma entonação completamente diferente da proposta pelo emissor. E aí o que deveria ser prático pode virar uma grande gestão de crise entre pessoas!
Bom, por mais que a forma de se trabalhar tenha mudado bastante nos últimos anos, é visível que a falta de diálogo tem atrapalhado muitos processos. O que muitos enxergam como perda de tempo, nós acreditamos ser uma excelente forma de evitar o retrabalho e a frustração. Mas, atenção!!!Quando falamos em dialogar, não nos referimos a várias reuniões por dia não. A comunicação precisa ser clara, assertiva e não violenta. Ou seja, as pessoas precisam estar dispostas a ouvir, respeitar o tempo do outro de falar, se posicionar de forma objetiva, sem estar armada ou se achando dona da razão. Só assim o grupo vai chegar a uma solução plausível.
Todos somos diferentes, pensamos diferente, viemos de criações diferentes. Mas não é porque penso diferente de você, que sei menos que você e vice-versa. É preciso ter maturidade para entender que não mudamos ninguém. Mas também não avançamos sozinhos. Então, o que fazer? Já tentou se perguntar “o que pode fazer diante de determinada situação”? Porque como sabemos que temos controle apenas sobre nós mesmos e nossas atitudes, avançamos quando nos esforçamos para entender a outra pessoa e sabemos o que podemos mudar em nós para resolver determinada situação.
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