Nesse espaço, constantemente reforçamos o papel da comunicação nos negócios. É importante salientar que para falar de forma clara e objetiva com o mercado, tendo valores e posicionamento definidos, é preciso que, primeiro você esteja alinhado com a sua equipe.

Apesar da sua importância, a comunicação interna ainda é muito subestimada por empresários, que acreditam que ações em prol do seu time são perda de tempo e não visam lucro. Nesse caso, vamos contar um segredo: se o seu funcionário não estiver motivado, abraçando os objetivos e metas estabelecidos pela empresa, os seus clientes dificilmente ficarão satisfeitos.

Até o jeito que seu funcionário atende o telefone diz muito sobre a sua empresa para o mercado. Se ele falar de uma forma desanimada ou se não souber dar as informações solicitadas, como acha que ficará a imagem da sua marca?

A comunicação interna precisa ser transparente, para que o funcionário sinta confiança na instituição. E os líderes de equipe têm papel fundamental no processo, já que são eles que, de forma próxima e humana, precisam observar e compreender o que ainda precisa ser melhorado. É só ouvindo que se aprimora!

Na correria dos dias, pressão por prazos e reuniões, o feedback para a equipe acaba ficando em segundo plano. Mas saiba que ele deve ser prioridade na sua agenda pelo bem da comunicação interna. Do gerente ao estagiário: todos esperam e precisam ouvir seus pontos fortes e fracos.

Se você, empresário, não externaliza para o colaborador as atitudes que incomodam, como espera que ele melhore? Pense nisso. Ninguém ergue um negócio de sucesso sozinho, é preciso confiar e contar com pessoas. O ganho de um deve significar ganhos para todos, assim como os fracassos (comuns em qualquer trajetória), deve motivar a todos para dar a volta por cima.