A relação entre assessoria e imprensa deve ser o mais saudável e cordial possível para que a empresa ou a pessoa assessorada tenha uma boa imagem perante a imprensa.Para a assessoria, é muito importante conhecer a imprensa local, entender sobre pautas relacionadas a cada editoria, diferenciar veículos e quais os melhores métodos para conversar com cada um deles, ter um bom contato com repórteres e editores. Tudo isso garante que a assessoria tenha uma imagem sólida e que ela seja procurada em vários momentos, como em casos de necessidade de fontes, por exemplo.

O bom relacionamento com a imprensa é primordial no mercado atual, no qual, cada vez mais, as pessoas se limitam a mensagens curtas de WhatsApp. É importantíssimo lembrar ao jornalista quem é você; se possível, pessoalmente, por meio de visitas ou encontros em eventos, ou mesmo por uma ligação esporádica em um follow-up. Dessa forma, as pessoas se lembram de que o relacionamento mais próximo não precisa se limitar a mensagens de texto, resgatando a proximidade que apenas um encontro olho no olho ou uma conversa em que ambos se escutam é capaz de trazer.

É importante lembrar também que quanto mais acessível e cordial você é com a imprensa, mais ela retribui. No mercado atual, quando os jornalistas precisam de informação, eles sempre procuram uma fonte mais próxima, que já os atendeu, que presta um serviço de qualidade, que busca atender a todas as demandas, para que seja construída uma matéria mais completa e com informações verídicas.

Mantendo-se em constante contato, se atualizando sobre as novas necessidades do mercado e demonstrando abertura para a imprensa, o seu relacionamento como assessoria tende a ser de muito sucesso e boas matérias.