Há alguns anos no Brasil, falar abertamente de seu concorrente era considerado algo inaceitável. Já em países como os EUA, fazer comparativos entre marcas, abertamente, sempre foi usado de forma natural, bem dentro do estilo característico do país de consumo mais agressivo .
Agora, parece que algumas empresas daqui encontraram oportunidades no mercado, utilizando estratégias diferentes (e bem descontraídas!). Um bom exemplo disso foi o SBT, que aproveitou a participação de Thiago Abravanel, neto de Sílvio Santos, no Big Brother Brasil, da Globo. Eles fizeram um tweet com a foto do herdeiro e citaram que estão adorando a participação dele no programa da concorrente. Na mesma mensagem, fizeram um jogo de palavras, usando alguns nomes de programas do SBT para reforçar a própria marca! Ou seja, um crossover inesperado, divertido e extremamente criativo.
Boninho, o diretor do BBB, replicou a mensagem em suas redes sociais e respondeu também fazendo um jogo de palavras, só que com programas da Globo.
O que será que mudou de lá pra cá? Certamente, o digital. Hoje, com o fácil acesso aos produtos e serviços na internet, entende-se que a segmentação de público acontece, independente se você falar do outro ou não. Basta você saber falar e se posicionar, é claro.
Por exemplo, quem gosta da novela das 21h na Globo não vai largar a trama no meio para começar a assistir o Jornal da Band, só porque alguém falou da existência da atração. São nichos diferentes. E mais: com as plataformas online à disposição da população on demand, é possível que as pessoas façam os dois. Veja a novela na TV e depois procure pelo jornal na internet quando quiser.
De forma geral, as marcas estão muito mais preocupadas em aparecer com uma identidade definida do que “esconder” seu concorrente. É sobre como você é visto, não sobre ele.
Até porque, na maioria das vezes, o consumo é feito primeiro por meio do contato com o produto ou a forma como ele é vendido. “Nossa, vi uma foto linda em um anúncio do meu feed do Instagram e quero muito aquela calça rosa que a modelo está usando. Minha cara!”. Ou seja, compramos primeiro e depois compreendemos que aquela marca se comunica perfeitamente com nossos valores, estilo de vida, poder de compra, entre outros fatores.
A Comunicação está mudando, ficando mais dinâmica. Será que sua empresa já entendeu isso? Ou melhor: será que já aplica isso de forma correta? A Presoti pode te ajudar. Entre em contato conosco para um bate-papo e entenda melhor o que pode ser feito para se ter mais engajamento, visibilidade e posicionamento com seu público-alvo.
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