As redes sociais já tomam conta de boa parte de nossas vidas, não é mesmo? Sem perceber, passamos horas e horas navegando nas diversas plataformas que existem, seja para ver fotos, se inteirar das notícias, fofocar ou até mesmo fazer contatos profissionais. Então, é mais que nossa obrigação aqui na Presoti comentar sobre o lançamento da Clubhouse, mais uma novidade que promete ocupar boa parte de nosso dia.

Trata-se de uma rede social de áudio. Isso mesmo, nada de fotos ou textos, como estamos acostumados. Mas se pensarmos no poder dos podcasts e no quanto recorremos aos áudios de WhatsApp por acharmos uma alternativa mais prática, tudo começa a fazer bastante sentido. Lá o usuário cria seu perfil e pode debater sobre temas variados com outras pessoas por meio de salas de bate-papo.

Outra reflexão pertinente que podemos fazer sobre a ClubHouse é a necessidade que muitas pessoas têm hoje em serem ouvidas e o quanto precisam aprender a ouvir mais o outro. Analisando sob a ótica deste paradoxo, esse modelo passa a atender perfeitamente essa demanda e, ao mesmo tempo, acaba preenchendo um vácuo que muita gente nem sente que existe.

No Instagram, por exemplo, que não permite essa interatividade tão imediata, é nítido que a maioria dos usuários escrevem seu ponto de vista, muitas vezes em busca de “likes”, “visibilidade”, não se importando muito com o outro. Então, é bastante comum vermos discursos de ódio sendo justificados como “opinião”.

Fica o questionamento: será que na Clubhouse, esses mesmos indivíduos terão a mesma coragem de expor certos comentários, sabendo que ali tem várias pessoas para respondê-los prontamente? Será que a ressignificação da comunicação na rede vai possibilitar uma maior desconstrução em alguns indivíduos?

A Clubhouse também dá ao usuário uma sensação de exclusividade, pois só participa quem recebe convite de alguém que já está dentro da plataforma. Também só está disponível para IoS, ou seja, quem tem Iphone.

E aí? Se interessou pela novidade? Conta pra gente o que achou!