Segundo a filosofia, ética é a capacidade do ser humano em estabelecer sociabilidade e relações sem a invasão do espaço do outro.
Dessa forma, é um termo que deve pautar nossas vidas sempre e em todas as esferas, principalmente quando vivemos tempos tão difíceis de Pandemia. Esses valores, inclusive, são muito reforçados nas redes sociais e por diversas empresas. Mas será que é isso mesmo que ocorre na prática em nosso dia- a- dia?
Sabemos que há um abismo entre o falar e o fazer. O que evidencia, talvez, que muitas pessoas que defendem a importância do respeito a si mesmas e ao outro, têm total consciência disso e, mesmo assim, escolhem agir de forma contrária em alguns momentos.
Nas empresas, a ética é algo ainda mais delicado, já que se trata de um ambiente que une pessoas, não necessariamente por seus valores, crenças, laços ou escolhas pessoais, como acontece com as famílias ou amizades. São indivíduos que podem ser completamente diferentes mas que precisam buscar um mesmo resultado e viver em um mesmo espaço a maior parte de seu tempo.
Então, como ser uma pessoa ética no trabalho? Primeiramente, compreendendo o valor de todo e qualquer ser humano. Antes de chefe, colega, fornecedor, estagiário, cliente, somos pessoas com sentimentos e que precisamos ser tratadas com o total respeito.
Seguir a ordem dos processos é fundamental. Sua urgência não é maior que a do outro. Logo, não podemos pular etapas, atravessar pessoas, simplesmente por ansiedade ou por que queremos atingir determinada meta pessoal. No ambiente corporativo, o sucesso e o fracasso são coletivos, pois dizem respeito aos interesses da corporação.
Seguindo essa lógica, a hierarquia também é algo crucial, precisando ser seguida de forma respeitosa e humana.
Por fim, a transparência. Ter ambição, buscar por crescimento é algo natural na carreira. Mas faça isso sempre com clareza. Não troque de emprego menosprezando o seu local antigo de trabalho ou exponha questões internas em benefício próprio, pensando em se dar bem. Fechar portas significa perder oportunidades e, muitas vezes, agir com falta de ética.
Deixar um comentário