Foi se o tempo em que às coletivas de imprensa aconteciam sem muito critério e estratégia de comunicação. Para ter sucesso e assertividade ao convocar uma entrevista coletiva, os profissionais de uma empresa de comunicação contratada para organizar a convocação de vários jornalistas ao mesmo tempo precisam antes de tudo ter experiência de mercado, conhecer o funcionamento das redações e ser cuidadosos ao decidir pela convocação da coletiva.
O termo Coletiva de Imprensa faz parte da rotina dos profissionais que trabalham com gestão de comunicação externa e a convocação só deve se dar em casos extraordinários.
Com a globalização da informação e a grande oferta de conteúdo que chegam às redações diariamente, o assessor de imprensa só deve convocar uma coletiva se o assunto for realmente exclusivo.
É preciso saber avaliar bem o assunto e tomar muito cuidado para não supervalorizar uma notícia. Sem estratégia e cuidados necessários , o seu evento pode se tornar um verdadeiro fracasso.
As coletivas são utilizadas com bastante frequência em crises de imagem , em situações muito delicadas que impactam um número grande de pessoas, para anunciar uma grande fusão, a contratação de um jogador de futebol.
Algumas dicas são indispensáveis para ter sucesso ao convocar uma coletiva de imprensa. O release a ser elaborado deverá ter título atrativo e conter um texto informativo com informações tais como tema, localização, data, horário, formato da coletiva, se haverá estacionamento, credenciamento, entre outras informações para o jornalista.
O mailling deverá ser segmentado. Empresas de comunicação preparadas para atuar com coletivas de imprensa, precisam ter maillings estruturados e devem direcionar o assunto para o jornalista da editoria que cobre aquele assunto em pauta. Os press-kits devem ser muito bem avaliados.
Atenção ao follow-up. O assessor de imprensa à frente da organização da coletiva deve procurar conhecer o horário de fechamento das redações para evitar inconvenientes e desgate com os jornalistas.
Porta-voz preparado é fundamental para ajudar a garantir o sucesso da coletiva. Um bom porta-voz é garantia de coletiva sem surpresas.
O local para a realização da coletiva também deve ser estudado e estruturado antes da convocação. Hotéis ou grandes auditórios são escolhas certeiras e nunca esqueça de disponibilizar Wi-Fi.
Deixar um comentário