Seja como forma de gerar alcance, engajamento, conversão, frequência ou Brand Equity, existem múltiplos fatores que estimulam uma produção. Em todos os casos, o resultado precisa ser um conteúdo de qualidade. Com os diversos caminhos que a tecnologia tem oferecido, há uma gama extensa de plataformas para textos, imagens, vídeos e áudios. Nesse contexto, é preciso sempre ter a consciência de que o conteúdo deve ser extremamente relevante para a persona, já que é por meio dele que pode se estabelecer o primeiro vinculo de o relacionamento, assim como qualificar os leads no funil de vendas.
Estes conteúdos precisam ser pensados e distribuídos por diversos meios digitais como as mídias sociais, blog, lista de e-mail, lista de transmissão no Whatsapp, etc. Isso porque, no curto prazo, o principal objetivo deve ser conquistar o seu cliente para consumir o seu produto, seus serviços. Já a longo prazo, a ideia é criar uma marca forte e consistente no mercado.
Quando é desenvolvido um produto de qualidade e divulgado de maneira periódica, em um blog, por exemplo, a marca consegue produzir a ideia de autoridade. Além disso, reforça o conceito de inovação. Afinal, cada vez em que o perfil da empresa for visitado pelos usuários digitais, sejam vindos através da pesquisa do Google, ou redes sociais, haverá uma novidade para ser explorada.
Outro benefício é a intimidade entre produto e usuário. Quando o conteúdo de determinada temática é visitado sempre por um grupo de pessoas, essa relação tende a se transformar, fazendo com que os posts tornem a marca uma referência dentro de um nicho.Custos
É preciso dizer que, muitas vezes, quando é dito que uma produção de conteúdo precisa ser realizada com qualidade, boa parte das empresas entendem que haverá gastos além do estabelecido em orçamento. Porém, isso não é verdade. Com planejamento e estratégia de marketing, a ideia é justamente diminuir gastos em outras áreas, como a de aquisição, por exemplo.
Um conteúdo bem feito e regularmente apresentado aos seus clientes, estimula relações e pode criar um laço de confiança, reduzindo significativamente o seu esforço para conquistar o público. Aliás, a otimização do tempo para esclarecer posicionamento e identidade da empresa também são economias fomentadas pela criação de conteúdo.
Comunicação interna
Se importância a criação de conteúdo, e os seus benefícios, são identificados quando se trata de um cliente, dentro das próprias empresas também é fundamental. Os funcionários de uma marca precisam estar alinhados aos posicionamentos e cientes dos passos da companhia. É claro que esse tipo de informação deve ser filtrada, de acordo com a necessidade de conhecimento dos profissionais. Porém, essa comunicação funciona como facilitadora na hora de elaborar estratégias, apresentar ideias e fechar projetos.
Assim como a comunicação feita para o público externo, a produção de conteúdo para dentro das empresas também necessitam de estratégia e planejamento, com informações diluídas e estrutura que leve em consideração o alvo. Sendo assim, o conteúdo precisa ser informativo, comunicando o que acontece no mercado; educativo, fornecendo conhecimento sobre a sua área em seus canais de comunicação. Além de compartilhar o que sabe e o que vende; Se possível, é interessante associar o entretenimento a informação, deixando a comunicação mais leve e atrativa, pois é o conteúdo que diverte e deve ser feito baseado na persona escolhida; Outro ponto precioso nesse processo é manter os funcionários inspirados. Isso pode ser feito contando histórias motivadoras para emocionar e incentivar.
Deixar um comentário