Para ilustrar o que estamos falando, um caso recente acabou viralizando: Cristiano Ronaldo, um dos maiores atletas do mundo, ao dar coletiva de imprensa enquanto jogava a Eurocopa pelo seu país Portugal, retirou duas garrafas de Coca-Cola que estavam ao seu lado na bancada e fez questão de exaltar que só bebia água mineral. A marca, também uma das mais relevantes do planeta, era uma das principais patrocinadoras do evento e, certamente, desembolsou uma alta quantia para garantir o devido destaque no torneio.
Bom, vamos por partes. No ranking de pessoas mais influentes do mundo, o nome de Ronaldo é, hoje, o primeiro. Ou seja, além de seus 310 milhões de seguidores no Instagram, ninguém tem maior engajamento que ele. Fora a carreira consolidada com prêmios, títulos, troféus e afins. Resumindo a história: em termos de Marketing ousamos aqui dizer que R7 pode ser considerado maior que a própria Eurocopa. E, com todas essas conquistas homéricas, a essa altura do campeonato, será que o jogador realmente passaria por cima de um valor pessoal em prol de uma ação publicitária?
Quem acompanha Cristiano Ronaldo desde o início de sua carreira sabe como ele preza por um estilo de vida saudável, com muitos exercícios físicos, além de uma alimentação natural e balanceada. Então, as chances de uma cena dessas acontecer ao ter sua imagem ligada a um refrigerante industrializado seriam enormes.
É perfeitamente compreensível a marca querer “pegar uma carona” ao lado do maior influencer de todos os tempos. Mas, nesses casos, alguns fatores precisam ser levados em consideração pelos profissionais de Comunicação. Vale a pena correr esse risco? Claro que é o sonho de qualquer empresa ter sua imagem associada aos grandes nomes do Esporte, Arte, Moda e afins. Afinal, engajamento está diretamente ligado ao consumo. Mas a verdade é que precisamos trabalhar com valores, coerência e os pés bem fincados ao chão.
Se o atleta já se mostra bastante radical em suas escolhas pessoais e o patrocínio em questão era do evento (ou seja, a Coca não pagou ou negociou diretamente com a equipe de Ronaldo), era melhor não contar com a sorte e optar por não colocar as garrafas na bancada.
Esse olhar minucioso, cada vez mais, precisa existir.
O Marketing bem feito é aquele que tem coerência. O aparecer por aparecer pode fazer sua empresa desembolsar valores surreais e ainda receber um belo tiro no pé.
A Presoti Comunicação tem, dentre seus vários diferenciais, um olhar humanizado e estratégico para sempre trazer as melhores soluções para a sua marca. Acreditamos que um bom resultado só chega por meio de um atendimento próximo, muito diálogo, estudo profundo do case e trabalho personalizado. Entre em contato conosco e conheça melhor nossa gama de serviços!
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