Este artigo foi assinado pela diretora executiva da Presoti Comunicação, Flávia Presoti, para alertar os empresários mineiros sobre a importância da comunicação em cenário de crise econômica. O texto foi publicado originalmente no caderno Opinião, do jornal Estado de Minas, no dia 24/01/2016.
Cortar a comunicação na crise é prejudicial aos negócios
A estagnação da economia, o cenário de indecisões econômicas e as incertezas políticas brasileiras fazem com que algumas empresas cortem os investimentos na comunicação. Infelizmente e, em alguns casos, até por falta de conhecimento de como atuam os profissionais da área de comunicação, quem figura entre as primeiras na lista de cortes das empresas é justamente a comunicação.
Mas será que o corte na comunicação é eficaz para o seu negócio? Certamente que não. Em tempos de crise, a comunicação corporativa é ainda mais necessária para pequenas, médias e grandes empresas. Uma comunicação eficaz, proativa, criativa e transparente pode fazer toda a diferença para o seu negócio e deve ser constante.
Geralmente e principalmente no Brasil, a comunicação é chamada para ‘apagar incêndios’, quando o fato negativo já ultrapassou os muros da empresa. Isso demonstra claramente que ainda existem no país inúmeras empresas sem a cultura da comunicação nem de um trabalho preventivo de gestão de crise enraizado em seu planejamento anual.
Os empresários esquecem que as informações precisam chegar a todos os públicos. Para que isso ocorra com ética, profissionalismo, qualidade e resultado, o melhor a fazer é ter em seu negócio um serviço estruturado de comunicação corporativa. A crise pode ser o momento ideal para rever o planejamento, fazer novas apostas e criar estratégias com a mídia, os consumidores e os colaboradores.
É certo que um bom planejamento e a contratação de uma boa empresa de comunicação certamente levam o investimento em comunicação a contribuir para melhorar a imagem da sua empresa no mercado. Afinal de contas, é preciso aparecer para crescer, e uma das apostas para aparecer bem no mercado é investindo em comunicação.
Diferentemente do que muitos empresários acreditam, o corte da comunicação é prejudicial à saúde do negócio. Enquanto uns são pessimistas e se desesperam, outros calmamente e de forma otimista acreditam que o cenário de crise não seja tão desesperador. Eles enxergam nas assessorias de comunicação a ferramenta eficaz para continuar mostrando para o mercado o que a sua empresa tem de melhor.
Comunicar bem com a imprensa, com o público interno, com fornecedores, clientes e gerar conteúdo de qualidade precisa ser uma constante. E as assessorias de comunicação, seja por meio de seus assessores de imprensa (relacionamento com a imprensa), de seus analistas de redes sociais, de newsletters, seja pela publicidade, contribuem para aproximar a marca da sua empresa de seus consumidores, sem deixá-la cair no esquecimento, além de blindar informações estratégicas.
Além disso, é bom lembrar que a sustentabilidade dos seus negócios também passa pelo investimento em comunicação interna e externa. O investimento em comunicação deve fazer parte de um planejamento constante e estratégico de toda e qualquer empresa que almeja fidelizar e captar clientes e manter a marca forte.
Então o que você está esperando para seguir em frente? Empresas bem-conceituadas geram confiança e conquistam clientes, parceiros e colaboradores. Invista na comunicação do seu negócio, pois quem não é visto não é lembrado. E lembre-se: você pode até diminuir os investimentos em ações de comunicação, mas nunca deixe de investir na comunicação usando a desculpa de que está esperando a crise passar.
Deixar um comentário