É inegável as mudanças que vivemos atualmente na Comunicação. Com o surgimento frequente de funcionalidades digitais a serem exploradas, os chamados “Gurus do Marketing”, por vezes, passam a mensagem para empresários de que quem não estiver por dentro de tudo, vai ficar para trás no mercado. E isso, certamente, é o maior gatilho que um CEO pode ter.

Deste modo, não podemos deixar de perguntar: o que seria “tudo”, em um contexto que se tornou praticamente imensurável? Todos os segundos, empresas e startups pelo mundo lançam ferramentas e aplicativos que elas mesmas intitulam como únicas e indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio. Podemos fazer uma analogia com a parte de autoajuda das livrarias.

Essa ansiedade por volume acaba gerando um gasto de energia absurdo em todas as equipes envolvidas, além de aumentar as chances da empresa se perder na própria estratégia. O famoso “quem quer tudo, acaba não concretizando nada”.

Na prática, tem sido bastante recorrente.Lidamos com muitos empresários e empresárias antenados, cheios de garra, mas com mentes em ebulição. Eles querem inovar, aproveitar várias frentes e seguir essa ideia de que estar em todos os lugares é o caminho dos ovos de ouro.

Mas a verdade é uma só: menos é mais. Em vários sentidos! Primeiramente, quanto mais rápido as informações são propagadas, menos tempo as pessoas gastam em cada uma delas. Biologicamente, nosso corpo e nossa mente são os mesmos, desde os primórdios, então, pra dar conta de absorver o máximo de do que chega nos celulares, o conteúdo precisa ser direto, curto e certeiro.

Outro detalhe: ao invés de deixar a ansiedade tomar conta e dar voltas, é melhor primeiro você compreender exatamente o momento de seu negócio, para onde deseja levá-lo e com quem deseja se comunicar. Quando se tem certeza desses pontos, fica mais fácil traçar uma estratégia clara, de passá-la aos seus funcionários e de executá-la com prazos e metas. Caso contrário, você vai aumentar demais o nível de produção e não colherá os frutos disso.

Então fica a dica: por mais que existam ferramentas e meios atrativos de divulgar seu negócio, não dê tiros de canhão. Eles cansam demais, são imprecisos e é muito difícil saber quem foi atingido pela informação.

Na Presoti é assim. Acreditamos em direcionamento objetivo, plano de ação bem definido e alinhado para toda a equipe. Por isso, atuamos próximos de nossos clientes, dando consultoria sobre possibilidades possíveis dentro da comunicação. Menos é mais desde que haja um planejamento por trás.

2021-12-10T10:32:26-03:00

Deixar um comentário