O novo coronavírus está, certamente, nos ensinando muitas lições. Dentre elas, uma ganhou grande espaço na mídia recentemente, quando a influencer *Gabriela Pugliesi* resolveu postar nas redes uma festinha que fez em casa para amigos. Em seus stories, a chamada Musa Fitness mostra vários sanduíches enviados por uma lanchonete de SP (ou seja, foi patrocinada pela marca) e chocou ao mandar um notório “dane-se a vida” para seus seguidores.

*Qual a mensagem tiramos desse episódio?*
Milhões de pessoas em todo o mundo lidam com a crise provocada pelo coronavírus e se chocam com as notícias de estados que já estão em colapso, como é o caso de São Paulo e Manaus. Crise na saúde, na economia, ansiedade, incertezas e medos. Essa é a realidade de todos nós agora.

Se pegarmos o próprio sentido da palavra, influencer é quem nos inspira, são pessoas que se tornaram um modelo de comportamento para os outros. É daí que vem a renda da nova e promissora profissão: marcas aproveitam o poder de persuasão desses indivíduos e fecham contratos milionários para divulgarem seus produtos e serviços.

Mas a pergunta é: atitudes como as de Pugliesi são as que queremos ver? Ou preferimos no inspirar com a médica que, cheia de coragem, deixa os filhos em casa e se arrisca salvando vidas contra o Covid-19 no hospital?

*Vou além:* Se a marca que gastou enviando sanduíches à Gabriela mandasse o mesmo lanche para um grupo de pesquisadores ou profissionais da saúde, não teriam muito mais sucesso, no sentido mais amplo da palavra? *Afinal, o que a sua empresa quer mostrar ao público? E mais, o que você deseja transmitir para a humanidade agora?*

Um pai de família que teve seu contrato de trabalho suspenso e que encontrou na produção de máscaras de pano uma fonte de renda não pode influenciar outras famílias na mesma situação? Pense nisso.

Os influenciadores são e serão importantes armas de Marketing para o novo mundo pós coronavírus. Mas muito cuidado com as pessoas que você escolhe conectar sua marca.

De que adianta milhares de seguidores, cobrar fortunas de cachê se o influencer tem valores e discursos completamente distintos do seu? As marcas envolvidas com Pugliesi foram duramente criticadas por uma postura DELA. Entendem a gravidade?

Inclusive, Gabriela vem sofrendo as consequências de sua decisão: quase R$ 3 milhões de prejuízo em suspensão de contratos (após forte pressão dos internautas), cerca de 150 mil seguidores a menos (ela desativou o Instagram para evitar que o número aumentasse) e serviu de exemplo para que todos revessemos nossas escolhas.