Primeiramente, é importante ressaltar que precisamos sim ter uma opinião sobre algo. Óbvio que isso não significa postar sobre tudo e falar de todos os assuntos sem filtro, mas, uma comunicação eficaz nos dias atuais necessita carregar personalidade. Aquele modelo engessado e raso, utilizado com frequência no passado, não tem mais impacto no público e não gera engajamento, ou seja, zero resultados. Então você, seja como diretor de uma empresa ou como empreendedor, precisa sim se posicionar no mercado.
Mas que fique claro: opinião é completamente diferente de julgamento. Quando você, ao expor o que pensa, fere a existência ou crenças do outro, deixa de dar sua opinião e adota uma postura mais agressiva nas plataformas online. “Ah, mas as pessoas precisam respeitar minha linha de raciocínio”. Nem sempre.
Diante de algum acontecimento público, tornou-se bastante comum o hábito de, imediatamente, pessoas e marcas repercutirem isso em suas páginas. “Nossa, a filha dessa atriz é horrorosa” ou ainda “Tal político deve morrer” não são falas que transmitem sua opinião. É um julgamento pesado, desrespeitoso e que não cabe a você publicar. Se passou algo parecido por sua cabeça, reflita bem o que sentiria se tais frases fossem ditas a você ou algum parente seu.
E saiba que mesmo você utilizando de seu perfil pessoal para “entrar” nesse nível de discussão, certamente isso impactará no lado profissional. Ou seja, não é de bom tom em nenhum âmbito.
Esse equilíbrio entre emitir uma opinião e virar um julgador – ou cancelador – é essencial mas bastante tênue. Para não cair em armadilhas e se posicionar de uma forma coerente, sem ferir ninguém, conte conosco. A Presoti é especialista em produção de conteúdo e terá o maior prazer em lhe ajudar.
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