É bastante comum, nos dias de hoje, acompanharmos discussões acaloradas nas redes sociais, seja por política, reality show, vida dos famosos, religião, entre outros temas. Acreditamos que nesses espaços, as pessoas se sentem, muitas vezes, à vontade para se exporem mais do que pessoalmente, talvez por se sentirem protegidas pelo distanciamento que o telefone ou o computador trazem. Bem, nesse texto vamos desenvolver uma análise sobre os debates online e os limites (ou a falta deles) que se fazem bem evidentes.

Primeiramente, é importante ressaltar que precisamos sim ter uma opinião sobre algo. Óbvio que isso não significa postar sobre tudo e falar de todos os assuntos sem filtro, mas, uma comunicação eficaz nos dias atuais necessita carregar personalidade. Aquele modelo engessado e raso, utilizado com frequência no passado, não tem mais impacto no público e não gera engajamento, ou seja, zero resultados. Então você, seja como diretor de uma empresa ou como empreendedor, precisa sim se posicionar no mercado.

Mas que fique claro: opinião é completamente diferente de julgamento. Quando você, ao expor o que pensa, fere a existência ou crenças do outro, deixa de dar sua opinião e adota uma postura mais agressiva nas plataformas online. “Ah, mas as pessoas precisam respeitar minha linha de raciocínio”. Nem sempre.

Diante de algum acontecimento público, tornou-se bastante comum o hábito de, imediatamente, pessoas e marcas repercutirem isso em suas páginas. “Nossa, a filha dessa atriz é horrorosa” ou ainda “Tal político deve morrer” não são falas que transmitem sua opinião. É um julgamento pesado, desrespeitoso e que não cabe a você publicar. Se passou algo parecido por sua cabeça, reflita bem o que sentiria se tais frases fossem ditas a você ou algum parente seu.

E saiba que mesmo você utilizando de seu perfil pessoal para “entrar” nesse nível de discussão, certamente isso impactará no lado profissional. Ou seja, não é de bom tom em nenhum âmbito.

Esse equilíbrio entre emitir uma opinião e virar um julgador – ou cancelador – é essencial mas bastante tênue. Para não cair em armadilhas e se posicionar de uma forma coerente, sem ferir ninguém, conte conosco. A Presoti é especialista em produção de conteúdo e terá o maior prazer em lhe ajudar.

Entre em contato conosco para saber mais.

2021-04-23T09:47:42-03:00

Deixar um comentário