Vivemos tempos cíclicos, o que quer dizer que tudo pode mudar a qualquer hora. E sabe de uma coisa? Está tudo bem. Precisamos mesmo nos adaptar aos rápidos acontecimentos do mundo se quisermos que nosso negócio sobreviva e, claro, prospere. Mas rever estratégias de um dia para o outro pode gerar desconforto em muitos empresários. Afinal, sabe-se que foi feito todo um trabalho em cima do combinado inicial, com equipes mobilizadas em reuniões, planejamentos sendo desenvolvidos, ou seja, dá uma sensação de horas e energia gastas.

Considerando que somos seres humanos, sujeitos à imperfeições, e que não temos o dom de prever o futuro – mesmo aquele bem próximo – a verdade é que sua equipe precisa aceitar que mudanças de estratégias são completamente aceitáveis e, muitas vezes, necessárias! Então, não se cobre se vivenciar essa situação.

A realidade é que, cada vez mais, profissionais engessados perdem espaço no mercado. Isso porque não conseguem compreender ou criam barreiras para as necessidades dos empresários e empreendedores. E vamos combinar: com tantos desafios, pressão e competitividade, ter alguém com esse pensamento no time torna tudo ainda mais estressante, né? Viram âncoras de energia em um barco que precisa navegar por mares desconhecidos e bem agitados.

Hoje precisamos de profissionais que pensem fora da caixa e que estejam abertos ao diálogo. De que adianta cumprir um contrato de trabalho à risca se uma das partes está desconfortável ao longo do processo? É fazer com que essa relação esteja fadada ao fracasso. Quase nada nos dias de hoje é linear, o que torna as estratégias bem mais maleáveis. Então, porque não resolver tudo com um bom diálogo, com o objetivo de sempre beneficiar ambas as partes? Conversando, trocando e sendo transparente que se soma.

Então, fique atento aos seus parceiros e colaboradores. Se ele não está aberto às mudanças, provavelmente não está pronto para os desafios da jornada. #FicaaDica.