A chegada de 2022 marca um período de expectativas e esperança. Mas, apesar da energia de renovação, o que temos visto por aí é a repetição de problemas que vêm rondando o mundo há bastante tempo. Entre eles, os principais são as fake news e a necessidade de adaptação de empresas e colaboradores ao chamado “novo normal”.
No caso das fake news, elas tiveram um verdadeiro boom no início da pandemia, quando pouco se sabia sobre o vírus e menos ainda sobre seus impactos na sociedade. Com o tempo, estudos foram sendo realizados e alguns mitos foram colocados por terra, possibilitando que a vida seguisse seu curso com o mínimo de tranquilidade e segurança, especialmente após o início da vacinação.
No entanto, 2022 já começa enfrentando outros desafios: a variante Ômicron e o surto de gripe H3N2. À medida que muitos novos casos vão surgindo, aumenta a velocidade de notícias falsas circulando sobre esses assuntos.
Para esse mal só há um remédio: a checagem das informações. Ao se deparar com uma notícia, busque fontes oficiais e pesquise os dados antes de compartilhar. Sabemos que hoje a rapidez na transmissão de informações é essencial, mas mais importante ainda é zelar pela nossa credibilidade.
“Novo normal”
Diante desses novos-velhos desafios, de que forma as empresas devem se posicionar? Como quase tudo na vida empreendedora, é preciso pensar fora da caixa. Novos problemas requerem soluções inovadoras e, nesse “novo normal”, essas soluções parecem ter deixado de ser apenas uma adaptação para fazer parte da rotina nas corporações.
Por exemplo, com a disseminação da variante Ômicron e o surto de H3N2, o modelo de trabalho em home office ganha força novamente. Uma alternativa proposta em um momento de crise se transforma em uma forma permanente de trabalhar. Empresas que já adotavam o modelo híbrido – como a Presoti – saem na frente e mostram que é possível investir nesse modo de trabalho.
Mas não basta apenas ser adaptável, é preciso ser criativo. Isso porque os modelos de gestão também precisarão ser reinventados neste ano. O mundo mudou e as empresas têm que acompanhar. Por isso, os gestores vão precisar trazer novas ideias para preservar e motivar suas equipes. Flexibilização de horários, gestão orientada para resultados, padronização de processos e análises constantes buscando melhorias devem ser algumas das grandes metas das empresas para 2022.
Por isso, nesse momento em que todos estão reaprendendo a estabelecer suas relações com colaboradores, clientes e parceiros, a comunicação se torna ainda mais fundamental. Quando bem feita, ela é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Vamos juntos em 2022?
Eduardo Nogueira2022-01-05T10:45:35-03:00
No caso das fake news, elas tiveram um verdadeiro boom no início da pandemia, quando pouco se sabia sobre o vírus e menos ainda sobre seus impactos na sociedade. Com o tempo, estudos foram sendo realizados e alguns mitos foram colocados por terra, possibilitando que a vida seguisse seu curso com o mínimo de tranquilidade e segurança, especialmente após o início da vacinação.
No entanto, 2022 já começa enfrentando outros desafios: a variante Ômicron e o surto de gripe H3N2. À medida que muitos novos casos vão surgindo, aumenta a velocidade de notícias falsas circulando sobre esses assuntos.
Para esse mal só há um remédio: a checagem das informações. Ao se deparar com uma notícia, busque fontes oficiais e pesquise os dados antes de compartilhar. Sabemos que hoje a rapidez na transmissão de informações é essencial, mas mais importante ainda é zelar pela nossa credibilidade.
“Novo normal”
Diante desses novos-velhos desafios, de que forma as empresas devem se posicionar? Como quase tudo na vida empreendedora, é preciso pensar fora da caixa. Novos problemas requerem soluções inovadoras e, nesse “novo normal”, essas soluções parecem ter deixado de ser apenas uma adaptação para fazer parte da rotina nas corporações.
Por exemplo, com a disseminação da variante Ômicron e o surto de H3N2, o modelo de trabalho em home office ganha força novamente. Uma alternativa proposta em um momento de crise se transforma em uma forma permanente de trabalhar. Empresas que já adotavam o modelo híbrido – como a Presoti – saem na frente e mostram que é possível investir nesse modo de trabalho.
Mas não basta apenas ser adaptável, é preciso ser criativo. Isso porque os modelos de gestão também precisarão ser reinventados neste ano. O mundo mudou e as empresas têm que acompanhar. Por isso, os gestores vão precisar trazer novas ideias para preservar e motivar suas equipes. Flexibilização de horários, gestão orientada para resultados, padronização de processos e análises constantes buscando melhorias devem ser algumas das grandes metas das empresas para 2022.
Por isso, nesse momento em que todos estão reaprendendo a estabelecer suas relações com colaboradores, clientes e parceiros, a comunicação se torna ainda mais fundamental. Quando bem feita, ela é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Vamos juntos em 2022?
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