“Se você não paga pelo produto, o produto é você”. Essa frase deu um nocaute na cabeça de muita gente, quando mostrada no documentário “O Dilema das Redes”, como algo falado sempre pelas empresas de tecnologia.
E, certamente, fez muitas pessoas se questionarem: “quem estou me tornando?” ou melhor “o que estou me tornando?” diante dessa imensidão que é a Internet.
Mas, ao mesmo tempo, esse sentimento fica conflitante para as marcas e profissionais autônomos, que têm a ansiedade de não ficarem pra trás, quando descobrem que a concorrência já conta com perfis em todas as redes sociais, lançadas diariamente.
O documentário, já disponível na Netflix, mostra como as grandes empresas de tecnologia que operam as redes sociais lucram, justamente, na coleta de dados dos internautas. Isso porque, por meio dessas informações, elas direcionam a publicidade que mais encherá os olhos daquele indivíduo específico e colocam esses anúncios no meio dos perfis dele como uma sugestão inocente. Ou seja, sentimos dizer que você está sendo manipulado para o consumo e, muitas vezes, nem percebe.
Isso nos leva a um ponto interessante sobre nossa sociedade atual, de como o “ser” e o “ter” caminham de mãos dadas. Hoje não se fala mais em venda de produtos ou serviços como algo individualizado; fala-se em venda de estilo de vida!! A pessoa consome para preencher o vazio da quarentena, consome para se sentir mais feliz depois de uma situação triste em seu dia, consome porque merece, enfim, é algo que já está entremeado em nossas atuais existências (que não deixam de ser meio cibernéticas, não é mesmo?).
Na prática, acreditamos que é a hora de pôr os pés no chão e rever muitas coisas. A verdade é que você não precisa estar em todas as redes sociais. O público-alvo de sua empresa não está em todas elas! A ideia contrária é apenas uma ilusão (ou desespero) que criaram em nossas mentes e o documentário é a prova disso.
Por isso a importância de um profissional qualificado em Comunicação para orientá-lo sobre quais as redes sociais mais adequadas para seu negócio, quais as estratégias mais assertivas e como tirar proveito de tudo isso para não ser engolido por esse sistema, que acaba tirando seu foco em resultados.
O mundo hoje precisa desacelerar e focar naquilo que é bom realmente para o objetivo que cada pessoa deseja atingir naquele momento. E para isso ela precisa, antes de tudo, compreender qual é esse objetivo! Entendem a importância do planejamento estratégico?
Precisamos também parar com o consumo sem propósito, que nada mais é que uma consequência dessa loucura rasa que virou as nossas vidas. Com a orientação devida, é possível encontrar o equilíbrio e, realmente, usar o sistema a seu favor.
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