O produto personalizado para cada tipo de pele é o mais recomendado. Quem manda manipular seu próprio filtro solar sai ganhando.protetor solar

O verão está aí e a utilização do filtro solar se torna uma questão de necessidade básica para se proteger dos raios ultravioletas mais intensos na estação. Apesar do uso do filtro ser uma recomendação para o ano todo, é no verão que as pessoas se preocupam mais com ele. A indústria cosmética oferece uma gama de opções de Fatores de Proteção Solar, os famosos FPSs. Mas, nem sempre, o produto industrializado contém todas as substâncias recomendadas para o seu tipo de pele.

         Se a opção for utilizar um filtro solar que se adeque exatamente às necessidades de cada um, o produto manipulado pode ser uma ótima escolha. A renomada dermatologista americana Dra. Leslie Baumann listou, pelo menos, 16 tipos de pele, considerando aspectos como oleosidade, sensibilidade, pigmentação e propensão a rugas. Por meio da manipulação, é possível desenvolver filtros personalizados, após a prescrição de um dermatologista.

         A farmacêutica e presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais- Regional Minas Gerais (Anfarmag-MG), Andrea Vilela, reforça que a principal vantagem dos filtros manipulados em relação aos industrializados é a possibilidade de individualização do produto. “Quando você opta pela manipulação, é possível acrescentar ativos hidratantes, incorporar bases para cada tom de pele, e ainda escolher o fator de proteção solar. Além disso, o cliente pode dosar a quantidade que deseja e se prefere em creme, loção ou gel”, analisa Vilela.

         A farmácia de manipulação oferece soluções para o desenvolvimento de filtros para peles com problemas de sensibilidade e oleosidade, que tenha passado por algum procedimento estético agressivo e até especiais para crianças.

         Apesar das opções serem múltiplas, quando o assunto é a nossa pele, todo cuidado é pouco. A esteticista e coordenadora do curso de Estética e Cosméticos da Una, Gabriela Chiani Abritta, reforça que a prescrição de um dermatologista é indispensável antes de mandar manipular o filtro solar. “Somente ele poderá indicar a fórmula que melhor atende a cada tipo de pele”. A especialista acrescenta que é preciso ficar alerta se a farmácia de manipulação escolhida dispõe de todos os agentes indicados pelo dermatologista. “O consumidor deve verificar se o produto tem agentes para os raios UVA e UVB. No mercado existem produtos industrializados que oferecem proteção para apenas um dos raios e na farmácia de manipulação o produto é manipulado sobre prescrição médica, garantindo que haverá proteção para os dois tipos de raios UV”, explica Abritta.

         Chiani Abritta ainda explica que o filtro solar deve ser aplicado todos os dias pela manhã independente dos fatores climáticos. E o benefício não é apenas para proteger a pele de manchas ou do envelhecimento, mas também para prevenir o câncer. “O uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver a doença”, conta.