Sua história tem te levado ao pódio? Mais do que textos engessados e design rebuscado, o que o público quer, atualmente, é conhecer você e a sua empresa. Por isso, mais do que nunca, saber criar uma narrativa interessante é o que faz a diferença na hora de se mostrar para a audiência, seja ela qual for.
Um bom exemplo disso são os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Desde o dia 23 de julho, estamos acompanhando os atletas brasileiros se destacarem nas mais diversas modalidades. Mas, além disso, alguns deles também vêm dando um show de storytelling.
Rayssa Leal, a “Fadinha”, com apenas 13 anos levou a prata na modalidade Skate Street, tendo se tornado a mais jovem medalhista olímpica brasileira. Só que, antes mesmo de chegar ao pódio, Rayssa já inspirava crianças e jovens por aí com sua história de vida.
Seu apelido, “Fadinha”, surgiu quando algumas fotos suas, andando de skate enquanto vestia uma fantasia, viralizaram na rede. A partir daí, Rayssa começou a construir sua narrativa nas redes sociais, mostrando que skate também é esporte de menina – mesmo que elas estejam vestidas de fada.
Outro bom exemplo é o jogador de vôlei masculino Douglas Souza. Graças ao seu jeito espontâneo e irreverente de mostrar seu dia a dia nas redes sociais, Douglas se tornou o queridinho do time junto à torcida, sem ao menos ser titular da nossa seleção em Tóquio. Hoje, ele já acumula mais de 3 milhões de seguidores do Instagram.
A lição que podemos aprender com Rayssa e Douglas é que a nossa história é, sim, muito importante, mas precisamos saber contá-la. Afinal, a maioria das crianças brasileiras tem fotos fantasiadas e diversos atletas compartilham seu dia a dia nas redes sociais, mas poucos se tornam fenômenos.
E acredite: o storytelling é capaz de promover qualquer negócio. Uma boa narrativa atrai e prende a atenção do interlocutor, além de deixar uma marca, uma lembrança. Para isso, ela precisa ser bem articulada, coerente e persuasiva, e pode se valer de fotos, vídeos e até mesmo músicas que ajudem a construir o enredo.
Se a sua história ainda não te garantiu o ouro, que tal agendarmos uma reunião? Além de conteúdo estratégico, podemos ajudar na criação de um storytelling que faça a diferença no posicionamento e na imagem da sua empresa. Vamos conversar?

2021-08-05T15:31:48-03:00

Deixar um comentário