Reuniões e planejamentos não são novidade, sabemos. Por isso, nesse texto vamos falar sobre um elemento essencial para a otimização de qualquer evento, estratégia ou até mesmo ideia: ouvir.
É bastante comum que gestores reúnam grandes equipes para debater assuntos relacionados à empresa. Cada área aguarda sua vez de reportar o cenário, conforme suas atividades e, enquanto isso acontece, normalmente os demais aproveitam para despachar e-mails, finalizar uma tarefa ou até mesmo pensar no que ainda tem pra fazer. Diante disso fica a pergunta: você acha que esse modelo ainda funciona?
Pra gente é nítido que não. Hoje tudo está interligado, por isso, é impossível falar de assuntos da mesma empresa, sem que um se conecte com o outro. Quando as pessoas não se escutam, as horas de reunião quase sempre são perdidas. Isso porque grandes estratégias são desperdiçadas, assuntos passam batido e o gestor acaba fazendo o quê? Marcando outra reunião.
Quando aproveitamos aquela hora para realmente ouvir o outro e pensar em como o que ele está falando pode ajudar, evitamos também o retrabalho. Perguntas repetidas, a volta de assuntos que já foram abordados e, consequentemente, falta de objetividade.
É muito comum também encontrarmos equipes que só querem falar. Então, enquanto o outro está apresentando seu ponto de vista, muitos estão perdendo o conteúdo para já formularem o que vão dizer na sequência.
Parece simples, mas o tema deste artigo é um convite para prestarmos atenção na forma como conduzimos nosso dia-a-dia. Às vezes você está utilizando bem menos do potencial da sua empresa e nem sabe.
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