Quantas vezes, especialmente no âmbito empresarial, não ouvimos algo como “preciso dessa demanda com urgência” ou ainda “tem que ser para agora, por favor”? Imaginamos que a maioria responderá que com bastante frequência.

Claro que a intenção aqui não é dizer que empresas não possuem prazos curtos ou que atividades fora do planejado surgem ao longo do dia. Sabemos disso. A questão é que muitos empresários acreditam que, sob pressão, seus funcionários e fornecedores vão produzir mais e acabam sempre trabalhando na base do “é pra ontem”.

Esse modelo de trabalho, muito usado ainda, causa stress, desmotivação e, consequentemente, acaba impactando diretamente na qualidade do produto/serviço a serem entregues. Então, é a hora de rever essa estratégia, não é mesmo?

Óbvio que terão as urgências. Mas se os líderes se organizarem e passarem aos seus funcionários quais as demandas são prioridade e para quando precisam delas, tudo poderá ser feito com calma, evitando, muitas vezes o retrabalho, além da exaustão mental de ambas as partes.

Aquele conceito de filmes americanos, que relaciona pessoas varando noites trabalhando e sendo colocadas como exemplos de sucesso, precisa mudar. Isso não é saudável e, na grande maioria das vezes, não é necessário. Até porque os resultados e a qualidade do trabalho entregues contam muito mais do que horas trabalhadas.

O planejamento é a chave do negócio. Quando toda a equipe está alinhada, envolvida no processo, sabendo claramente quais são suas prioridades e deadlines a serem cumpridos, a probabilidade de se ter um resultado de excelência cresce consideravelmente, sem esgotar mentalmente ninguém.