Jornalista Flávia Presoti, diretora da Presoti Comunicação, agência de comunicação corporativa com mais de 20 anos de mercado, ensina como se proteger de notícias fakes
Estamos vivendo momentos de muitas incertezas, informações desencontradas e muitas fakes news durante a pandemia do Corona Vírus.
A checagem de uma informação é algo valioso e evita tumultos públicos.
Acompanhe as nossas dicas:
- Tenha senso crítico.
- Crie uma cultura de questionamento.
- Não leia só o título. Criadores de conteúdo falso na internet apelam para títulos chamativos.
- Leia tudo que está escrito para ver ser o título se confirma no texto.
- Verifique a credibilidade de quem te passou a informação.
- Quem é o autor? A notícia foi assinada por quem? Foi assinada por um repórter? Verificar no portal, veículo e redes sociais do autor se aquela informação está sendo veiculada por ele como sendo dele.
- Não deixe de conferir nos veículos de comunicação oficiais se aquela notícia foi veiculada.
- Ligue para as redações e peça para falar com um responsável sobre aquela notícia veiculada.
- Cheque o endereço do site da notícia recebida. Algumas páginas tentam simular o endereço de um veículo importante alterando apenas uma letra, um número ou um símbolo gráfico.
- Observe se o texto contém erros ortográficos. As reportagens jornalísticas prezam pelo bom vocabulário e pelo uso correto das normas gramaticais.
- Mensagens falsas divulgadas pelo whatsap tendem a apresentar escrita fora do padrão, com erros de português e muitos adjetivos.
- Verifique a data de publicação. Tem muitas notícias que são velhas e não falsas.
- Procure se informar com fontes oficiais: sites de órgãos oficiais como do governo, de imprensa, redes sociais de jornalistas de renome.
- Não espere que a notícia chegue em você. Faça a sua própria pesquisa em mais de uma fonte sempre.
- Não divulgue informações vindas apenas de rede social. Ao receber uma notícia de rede social, acompanhe o noticiário, podcasts de veículos de comunicação, rádios e busque sempre entender quem foi que te passou essa informação, se ela tem contato direto com a fonte oficial ou pesquisou antes de divulgar.
Deixar um comentário