A Presoti Comunicação foi a agência escolhida pela direção do Thermas Internacional de Minas Gerais para lançar o maior museu a céu aberto de bonsais do Brasil. Mais de cem bonsais cultivados há 25 anos pelo empresário e bonsaísta Francisco Carlos Corrêa estarão expostos para visitação.

A inauguração do espaço acontece neste final de semana, dias 24 e 25 de maio, a partir das 9h. O espaço escolhido foi o Thermas Internacional, localizado na BR 040, em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Trata-se do maior parque aquático do estado de Minas Gerais e um dos maiores do país.

O museu é o único da América do Sul. O espaço foi construído de acordo com os padrões da arquitetura japonesa. “Alguns bonsais da exposição estão entre os melhores do mundo, conforme avaliação de especialistas internacionais”, afirma Corrêa.

A programação prevê sete palestras internacionais e vai contar com a presença de representantes de 16 estados brasileiros. Cerca de 200 convidados vão ter à disposição muitas opções de mudas para adquirir e cultivar o próprio bonsai.  “Comecei o plantio mais para embelezar um parque aquático. Hoje o bonsai virou uma das minhas paixões. A arte milenar nos ensina a ter mais paciência, humildade, disciplina e a respeitar a natureza”, acrescenta o bonsaísta.

O museu tem entrada franca e funcionará de terça a domingo, das 8h às 17h30. Para os interessados em utilizar as dependências do clube e visitar o museu, o ingresso custa R$90,00. Crianças com até 5 anos não pagam. Os visitantes indicados por sócios pagam R$70,00 e têm direito ao uso das áreas externas do clube.

Histórico

De origem japonesa, a palavra bonsai significa “árvore em bandeja”. O nome também designa árvore ou arbusto com dimensões reduzidas plantado em um vaso de pequena profundidade.

O bonsai é uma arte milenar. Não existem registros que comprovem exatamente como e quando surgiu. Algumas histórias contam que essa arte nasceu na China, onde monges cultivavam plantas medicinais em vasos. Depois disso, a prática desse cultivo ganhou o mundo.