10375033_500883593373821_88262817036841728_nNo último fim de semana, a Presoti Comunicação marcou presença no Encontro de Lideranças Anfarmag – entidade que representa o setor de manipulação de medicamentos, no Hotel Refúgio Vista Serrana, em Mairiporã (SP).

Durante o evento, a diretora da agência, Flávia Presoti, ministrou uma palestra para cerca de 30 dirigentes da entidade, presidentes e diretores da Anfarmag de diversos estados brasileiros. A jornalista falou sobre o trabalho de assessoria de imprensa, ressaltando a importância de os porta-vozes estarem bem preparados para se relacionar com a imprensa. O trabalho de prevenção de crises foi enfatizado por Flávia Presoti. Ela considera essa postura proativa uma atividade estratégica que merece atenção especial dos gestores.  “Fatos negativos, infelizmente, fazem parte do dia a dia das organizações. Crises internas devem ser cuidadas para não romper as barreiras das organizações. As crises devem ser gerenciadas por executivos das empresas e contar com a assessoria de profissionais de comunicação experientes”, diz Flávia.

A jornalista também explorou situações em que a crise ocorre em tempo real. Os participantes foram orientados sobre o que não fazer e o que fazer durante uma crise de imagem, qual discurso a ser adotado nessas ocasiões e como a fonte pode ser parceira da assessoria de imprensa.

A palestra contou também com a participação especial do jornalista Paulo Rodolfo de Lima, chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo. Ele conversou com os dirigentes sobre a rotina das redações e revelou o que os jornalistas que trabalham em veículos de comunicação esperam dos entrevistados. Foi um momento enriquecedor e de grande envolvimento dos participantes. Paulo Rodolfo é coautor do livro Manual de Jornalismo para Rádio, TV e Novas Mídias ao lado do jornalista Heródoto Barbeiro, âncora da Record News.

O chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo descreveu para os membros da diretoria da Anfarmag os caminhos da notícia, o que o jornalista de veículo procura extrair da fonte e como lidar com o deadline dos jornalistas. De forma descontraída, os participantes fizeram várias perguntas e interagiram com grande interesse com o jornalista Paulo Rodolfo de Lima.