Se, antes, a livre expressão de ideias era prerrogativa quase que exclusiva dos jornalistas, hoje, qualquer pessoa pode expor seus pensamentos por meio das redes sociais. Tamanha liberdade e facilidade de acesso a um veículo poderoso evidencia a linha tênue entre a liberdade de expressão e os discursos de ódio.
Não é raro ver empresas e personalidadespassando do ponto nas redes sociais. É preciso lembrar que, quando um pensamento ferea integridade de alguém, ele deixa de ser opinião e se torna uma agressão. Não raro, se configura como crime.
Por isso, quando se trata de informação, todo cuidado é pouco. A seguir, confira algumas dicas para garantir que sua mensagem será transmitida da maneira adequada:
Antes de publicar, estude o tema. Ao expor uma opinião, é importante estar munido de dados e fatos sólidos. Assim, evita-se o “achismo” e a propagação das “fakenews”.
Cuidado com temas polêmicos. Assuntos como religião, política e futebol suscitam muitas divergências e, na maioria das vezes, não há um posicionamento certo, já que cada pessoa tem a sua visão de mundo.
Evite discussões. Rebater xingamentos e ataques, muitas vezes, só faz com que a briga continue. Nesses casos, é melhor agir com sabedoria e estudar a mensagem antes de transmiti-la.
Informação não tem dono. Ao fazer uma declaração ou conceder uma entrevista, lembre-se de que você não terá controle ou posse sobre aquele conteúdo. Por isso, tenha cuidado para não revelar dados confidenciais e escolha bem as palavras para não dar margem à má interpretação.
Sim, é possível expor ideias e pensamentos de forma ética e ainda assim deixar claro seu posicionamento. E é para isso que as empresas de comunicação organizacional e assessoria de imprensa trabalham a cada dia. Compreendendo a necessidade dos clientes, esses profissionais conseguem direcionar as soluções mais adequadas para cada situação.
E lembre-se: em um mundo superconectado, a forma como sua marca se expressa é um pilar fundamental para a construção da sua reputação. Tratar a informação como ativo pode ser seu grande diferencial no mercado. Pense nisso!
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