Nos negócios, a palavra da vez é o netweaving, um conceito mais abrangente e que defende o cultivo de laços de amizade, sem pensar em interesses materialistas a curto prazo. Apesar de vivermos tempos acelerados e tecnológicos, é preciso ter foco, paciência e muita consciência sobre onde se deseja chegar. Não há uma receita de bolo para conquistar muitos seguidores nas redes sociais, garantir altos níveis de engajamento ou difundir sua marca para as pessoas. O segredo está em buscar as parcerias certas, valorizar as pessoas e sentir o que esperam de sua empresa, claro que tudo dentro de seus valores e com foco em resultados.
É essa sensibilidade (sim, até nos negócios!) que fará toda a diferença. Então, o que se escutava, principalmente dos mais antigos, sobre um ambiente empresarial frio e impessoal ficou pra trás. Ninguém consegue atingir o sucesso caminhando sozinho. E é muita inocência pensar que uma ação ou evento isolado trarão resultado imediato. As coisas não funcionam mais assim. É preciso pensar com outra cabeça, que aflore mais o lado humano, menos prático e que incentive a conexão com marcas e profissionais com valores semelhantes aos seus.
A evolução do networking para o netweaving também traz o grande benefício de saber que você compartilhou algo de bom com outra pessoa e que, de alguma forma, ajudou sua carreira ou negócio. Um dia, a recompensa pode vir da mesma forma para você também!
Essa ressignificação do termo, que se fez necessária em decorrência das tendências de se comunicar, de buscar novas parcerias e novas formas de trabalhar, trouxe inúmeras possibilidades para quem compreendê-la. Aos que não entenderem ou insistirem em pensar de forma linear, garantir resultados será, certamente, uma tarefa muito mais difícil.
Esse tema será abordado pelo podcast “As Não Lineares”, conduzido pela diretora da Presoti Comunicação, Flávia Presoti, Alessandra Alkim e Letícia Melo. O programa é semanal e está disponível nas principais plataformas: Spotify, Google, Dieezer e Anchor.FM.
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