Pois bem, sentimos muito informar, mas, não temos controle de tudo, por melhor que seja a intenção que nos move. Ou seja, quando você menos esperar, considerando todos os cuidados que tomou, algo pode dar – muito – errado e por tudo a perder. Diante desse cenário, o que fazer?
Será que precisamos esperar o caos para pensarmos em qual atitude tomar diante de uma crise? Lembrando que é no desespero que mais nos equivocamos, não é mesmo? Então, por que não já cogitar a hipótese desde sempre? Sim, chegou o momento de falarmos daquele tema chato, o “estraga clima”. Porém, se ele vier, pode causar problemas muito mais graves.
Será que você e sua equipe estão preparados para se comunicarem com a imprensa? E nas redes sociais? Isso é primordial. Uma frase tirada de contexto pode ser o início de uma crise de imagem, inclusive. Por isso, sim, é necessário preparo por meio de mentoria com uma equipe de Comunicação especializada. Muitas vezes, nos deparamos com excelentes líderes técnicos mas que, por não terem boa oratória – ou treino da forma correta de se expressar – acabam transmitindo uma imagem de insegurança, incompetência e falta de clareza.
Não basta você entender bem sua área de atuação. Você tem que saber falar claramente sobre o que se passa em seu setor, de forma que leigos e especialistas compreendam o que quer dizer. Outra coisa: há formas de não responder uma pergunta sem soltar a velha frase “não falo sobre isso”. Aliás, nunca use essa técnica!
Uma boa mentoria vai mostrar que, sim, você pode controlar a narrativa diante de um jornalista sem parecer grosseiro ou inseguro. É claro que se tratando de mídia espontânea, na qual a liberdade de expressão é peça chave, é impossível garantirmos o que será publicado. Mas concorda que se você fizer uma apuração certeira sobre a reportagem a ser produzida, se antecipa das perguntas que poderão vir com seu assessor de imprensa e se vê bem preparado para dar entrevistas, as chances são mínimas, não é mesmo?
Falando propriamente em crise, é importante já se criar um comitê, com possíveis porta-vozes, que, normalmente, são os gestores de cada área de sua empresa. Afinal, não se sabe onde a bomba pode estourar. Se estourar. Além disso, ele estando bem preparado, poderá se comunicar com sua equipe com rapidez e propriedade, evitando que alguma informação importante vaze num momento de tensão.
Em suma, crise de imagem ninguém quer mas não se pode deixar de falar dela para garantir a reputação de seus negócios. Você sabia que a Presoti Comunicação é especialista nessa área? Teremos o maior prazer em explicar melhor sobre a importância dessa orientação especializada. Entre em contato conosco.
Deixar um comentário