“Nossa, mas isso é meio óbvio”. Já ouvimos bastante essa frase de empresários e gestores durante reuniões, quando começamos a explicar o que é Assessoria de Imprensa. De fato, muitos desses executivos são pessoas curiosas, informadas e já leram conteúdos que falam sobre os fundamentos básicos de nossa profissão. Porém, acontecimentos recentes – e recorrentes – nos fizeram pensar se realmente as pessoas estão entendendo o papel do jornalismo e o de se ter um bom assessor. Afinal, teoria é bem diferente de prática.

Durante o Rock in Rio, numa transmissão ao vivo, a influenciadora e atriz, Jade Picon, literalmente, foi pega de surpresa com uma pergunta e ficou paralisada, sem qualquer reação. Nesse momento, seu assessor invadiu a entrevista, disse que aquela pergunta não estava combinada e retirou a jovem do local.

Na internet, muitos chamaram Jade de mimada, xingaram o jornalista e outros ainda defenderam que ela não é obrigada a responder nada sobre sua vida pessoal (cunho da pergunta que causou todo o problema). Vamos analisar um pouco esse cenário?

Combinado ou não, é dever de um bom assessor preparar seu entrevistado para qualquer tipo de contratempo. Uma pessoa como ela, que vive de expor sua vida na mídia, precisa ter a malícia necessária para não congelar, mesmo diante dos maiores constrangimentos. Há formas e formas de sair disso sem parecer grossa, imatura, amadora ou antipática. É o famoso responder, sem responder!

No caso específico, foi perguntado sobre um possível relacionamento com o cantor Xamã. Que tal, por exemplo, ela apenas responder, com um sorriso: ele é uma pessoa que admiro e gosto muito.
E já emendar para: pessoal, obrigada mas preciso ir, tenho outro compromisso. Caso ainda haja uma insistência mais direta do repórter, levar sempre pro bom humor “ah, você está querendo saber demais, hein”. Tirar sarro de si mesmo sempre é uma boa tática.

Ia evitar constrangimentos para ela, para o repórter, além de não criar mais interesse na imprensa sobre o assunto. Afinal, se ela teve tanta dificuldade em responder é porque tem algo ali que vale à pena pesquisar à fundo. O tal do “nada a declarar” sempre foi uma das regras básicas de atitude a serem combatidas por qualquer assessor.

Outro erro primário é o assessor se meter em uma entrevista. Na cabeça do repórter, funciona assim: se não pode falar isso, é justamente aí que está minha notícia. Fora o desrespeito com o trabalho do colega, que está exercendo seu direito à liberdade de expressão.

O jornalista pode fazer a pergunta mais horrível. Se você estiver preparado para respondê-la, no mínimo, teremos um resultado neutro. Agora, bater boca com jornalista, se mostrar descontrolado, recusar a responder, chamar o assessor só causará mais tumulto e arranhões em sua imagem. É agradável passar por isso? não. Mas faz parte, quando se é uma pessoa pública ou um porta-voz de alguma empresa, associação ou entidade.

A Assessoria de Imprensa é uma área do jornalismo que funciona como uma ponte entre cliente e imprensa. É garantir que direitos e deveres de ambos sejam cumpridos e, o principal, que a imagem do assessorado esteja o mais positiva possível, mesmo diante de crises que podem surgir.

A Presoti Comunicação está no mercado há mais de 20 anos e é especialista em Assessoria de Imprensa e Gestão de Crise de Imagem. Quer conhecer melhor nosso trabalho? Entre em contato conosco.

2022-09-15T19:06:06-03:00

Deixar um comentário